PATROCINADORES

Medicamentos para hospitais tiveram alta de 16% na pandemia

Da redação
20 de agosto de 2020

O preço dos medicamentos vendidos aos hospitais subiu 16,4% nos cinco primeiros meses da pandemia, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (20) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pela Bionexo, empresa de tecnologia de saúde. Os números consideram a variação do Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H) entre março e julho. Três grupos de fármacos utilizados no tratamento de pacientes de covid-19 puxaram a alta: suporte ao aparelho cardiovascular, com elevação de 92,6%; sistema nervoso, 66%; e aparelho digestivo e metabolismo, 50,4%. De modo geral, os aumentos principais ocorreram nos remédios relacionados a analgesia, anestesia, suporte ventilatório e suporte vital.

“Entre os fatores que contribuíram para o aumento dos preços observado pode-se destacar dois. O primeiro deles, que tem impacto abrangente, foi a desvalorização cambial, que afeta o preço de medicamentos e insumos cujos mercados estão atrelados à moeda estrangeira. O segundo aspecto, mais específico, foi o aumento da demanda das unidades de saúde por medicamentos associados aos cuidados dispensados aos pacientes da covid-19”, disse o coordenador de pesquisas da Fipe, Bruno Oliva.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve