O Monitor do PIB, divulgado nesta terça-feira (18) pela Fundação Getúlio Vargas, mostra que a economia brasileira teve um tombo de 8,7% no segundo trimestre do ano em relação ao primeiro. Sob impacto da pandemia do novo coronavírus e das medidas de isolamento social no período, essa foi maior queda trimestral já registrada no país desde pelo menos 1980. Apesar disso, na análise mensal, o indicador apontou um crescimento de 4,2% na passagem de maio para junho. “Os resultados mostram que, embora a economia esteja no segundo trimestre em situação pior em comparação ao anterior, no curto prazo já se observa uma melhora da atividade”, observou Claudio Considera, coordenador da pesquisa.
