Ações de seguradoras ‘continuam negligenciadas’ pelos investidores segundo o banco de investimentos; veja qual a preferência do BTG no setor
O setor de seguros não pesa tanto na carteira do investidor brasileiro o quanto deveria. O ramo de seguradoras e suas ações, IRB (IRBR3), Porto Seguro (PSSA3), Caixa Seguridade (CXSE3) e BB Seguridade (BBSE3), são grandes vencedores da bolsa de valores brasileira, mas continuam negligenciados, na avaliação do BTG Pactual.
No caso dos papéis da Porto, BB Seguridade e Caixa Seguridade, o banco aponta que as ações superam o Ibovespa e o CDI “com uma ampla margem” de retorno anualizado. A Porto entregou aos investidores de suas ações cerca de 19% em média desde 2004, quando estreou na bolsa de valores. Já a BB Seguridade entregou 14% desde seu IPO em 2013. A Caixa Seguridade deu retorno médio de 21% desde a abertura de capital — vale considerar que ela começou a ser negociada na bolsa em 2021.
A preferência atual do BTG no setor é a Caixa Seguridade (CXSE3), cuja ação está mais ligada ao desempenho de seguros habitacionais da Caixa, que têm contratos mais longos. Essa linha do balanço segue firme, com prêmios crescendo 14% no segundo trimestre deste ano em relação a igual período de 2025. “. Importante destacar que esses prêmios são reconhecidos ao longo de mais de dez anos, proporcionando maior previsibilidade aos resultados futuros”, aponta Eduardo Rosman, analista do BTG Pactual.
A previsão do banco para Caixa Seguridade é de um crescimento de lucro de aproximadamente 10% ao ano no ciclo de 2027 a 2029. Como a ação é conhecida por ser boa pagadora de dividendos, o banco tem a estimativa de uma distribuição de 90% deste lucro aos acionistas, com 8% do valor da ação voltando ao bolso do acionista como dividendo.
Já BB Seguridade atravessa um momento mais delicado por conta de problemas de inadimplência no próprio Banco do Brasil que poluíram os últimos resultados financeiros. “Esperamos que os lucros em 2027 permaneçam praticamente estáveis na comparação anual, refletindo um ambiente muito mais fraco para o agronegócio e uma perspectiva de crescimento mais difícil para o Banco do Brasil”, diz Rosman, Adiante, as dificuldades no agro e desempenho ruim do BB devem levar a uma queda no volume de seguros e originação de crédito pela BB Seguridade.
O vencimento do contrato de exclusividade na venda de produtos com o BB em 2033 também deve pressionar as ações conforme a diminuição do prazo para renovação. “Embora a BBSE ofereça um dividend yield de 10,5%, a visibilidade de lucros e a duração contratual de seu negócio são significativamente menores que a de CXSE”, consta no relatório do BTG.
