Unidade em Fazenda Rio Grande terá capacidade para mais de 600 mil refrigeradores por ano e pode reduzir em até 80% o tempo de entrega ao varejo
A LG Electronics inaugurou nesta quinta-feira (13) uma nova fábrica de geladeiras em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, com investimento de R$ 1,5 bilhão. A unidade marca o início da produção nacional da categoria pela companhia e amplia sua estrutura industrial no Brasil, onde completa 30 anos de operação.
Com 770 mil metros quadrados de área total e 70 mil metros quadrados de área construída, a planta foi projetada para produzir mais de 230 geladeiras por hora em ritmo máximo, o equivalente a uma unidade a cada 14 segundos. Mesmo operando inicialmente em apenas um turno, a capacidade instalada supera 600 mil unidades por ano.
A operação começa pela linha Duplex e deverá gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos. Até agora, a presença da LG no segmento de refrigeradores no país era baseada principalmente em produtos importados.
A nacionalização da produção muda essa dinâmica. Segundo a empresa, a fabricação local pode reduzir em até 80% o chamado lead time, intervalo entre a produção e a entrega ao varejo, além de diminuir a exposição da operação à logística internacional e permitir respostas mais rápidas a mudanças regionais e sazonais da demanda.
“Esse investimento, no ano em que a LG completa 30 anos no Brasil, demonstra nossa confiança no país e um compromisso estratégico de longo prazo com este mercado”, afirma Daniel Song, presidente da LG Electronics Brasil e América Latina.
A nova unidade também foi desenhada para permitir a ampliação futura do portfólio e poderá, em uma segunda etapa, atender exportações para outros mercados da América do Sul.
Produção local e adaptação ao consumidor brasileiro

Além da capacidade industrial, a fábrica abriga um núcleo de Pesquisa & Desenvolvimento com quase 40 profissionais. A equipe será responsável por adaptar produtos e tecnologias globais da companhia às características do mercado brasileiro.
Antes do início da produção, técnicos da LG visitaram residências nas cinco regiões do país para mapear hábitos de consumo e limitações práticas, como dimensões de portas e elevadores, espaço disponível nas cozinhas e formas de armazenamento de alimentos.
A estratégia busca aproximar o desenho dos produtos das condições reais das residências brasileiras, ao mesmo tempo em que reduz a dependência de modelos desenvolvidos exclusivamente para outros mercados.
Segunda base industrial no Brasil
A fábrica paranaense passa a ser a segunda grande base industrial da LG no país. A empresa já mantém uma operação em Manaus, responsável pela produção de televisores, equipamentos de áudio e vídeo, monitores, micro-ondas e aparelhos de climatização.
Com a unidade de Fazenda Rio Grande, a companhia amplia sua presença na linha branca e diversifica geograficamente sua produção brasileira.
Segundo Rodrigo Fiani, vice-presidente de vendas da LG Electronics, a nova planta representa uma etapa adicional da estratégia da companhia para aumentar a capacidade de atendimento ao mercado local e desenvolver produtos mais alinhados às necessidades dos consumidores brasileiros.
O investimento também pode ampliar a cadeia de fornecedores e serviços ligados ao setor de eletrodomésticos no Paraná, além de reforçar a região de Curitiba como polo industrial para operações de maior escala.
Gostou do conteúdo? Inscreva-se e receba a newsletter de MONEY REPORT
