PATROCINADORES

Alívio geopolítico abre a semana no azul

Da redação
22 de junho de 2026

O Ibovespa fechou em alta de 1,21% nesta segunda-feira (22), aos 170.370 pontos. O dólar caiu 0,39%, cotado a R$ 5,14 no encerramento. Impulsionado pela melhora do apetite global por risco após sinais de redução das tensões no Oriente Médio, o índice nacional abriu a semana com ganhos. Por aqui, a estimativa para a inflação do Boletim Focus passou de 5,32% para 5,34%, permanecendo acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Já a projeção para a taxa Selic ao fim do próximo ano avançou para 14% ao ano, indicando que o mercado espera um ciclo prolongado de juros elevados diante da resistência da inflação. Para 2025, a expectativa para a Selic foi mantida em 15% ao ano. O desempenho positivo do mercado doméstico foi sustentado por ações de empresas de maior peso no índice, com destaque para papéis ligados ao consumo e ao setor financeiro, enquanto investidores aproveitaram preços considerados atrativos após as recentes quedas. Agora, o mercado aguarda com atenção maior detalhamento sobre os próximos passos do Copom após o comunicado da última quarta-feira (17) ter gerado ruídos quanto a uma possível leniência do Banco Central com a inflação.

As maiores altas foram da Estrela (21,65%) e Recrusul (19,15%). As baixas, Eucatex (-13,06%) e Fiset (-12,5%). Todas as cinco ações mais negociadas apresentaram evolução: B3 (2,01%), Renner (0,7%), Cosan (4,58%), preferenciais da Petrobras (0,95%) e Cogna (0,43%). O volume negociado foi de R$ 24,01 bilhões.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve