PATROCINADORES

Confiança do consumidor recua após duas altas

Da redação
25 de maio de 2026
Índice medido pelo FGV IBRE caiu 0,3 ponto em maio, para 88,8 pontos, pressionado pela piora das expectativas

A confiança do consumidor brasileiro recuou em maio, interrompendo uma sequência de duas altas consecutivas. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pelo FGV IBRE, caiu 0,3 ponto no mês, para 88,8 pontos. Apesar da queda, a média móvel trimestral avançou 0,9 ponto, para 88,7 pontos.

Segundo Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE, o resultado mostra uma acomodação após os avanços recentes. A piora foi puxada pela revisão das expectativas para os próximos meses, enquanto a avaliação sobre o momento atual seguiu positiva.

O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 0,8 ponto, para 86,1 pontos, o maior nível desde dezembro de 2014. Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 1 ponto, para 91,3 pontos, indicando maior cautela dos consumidores em relação ao futuro próximo.

Entre os componentes do levantamento, houve queda nas expectativas para a economia local e para a situação financeira das famílias. Na direção oposta, a intenção de compra de bens duráveis avançou em maio.

A perda de confiança ficou concentrada entre consumidores com renda entre R$ 2.100 e R$ 4.800, faixa mais sensível às incertezas econômicas. O resultado aponta para uma percepção ainda favorável das condições atuais, mas com mais prudência em relação aos próximos meses.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve