PATROCINADORES

Moody’s vê avanço gradual nos ativos de varejo com novo Desenrola

Da redação
5 de maio de 2026
Agência projeta normalização da qualidade de crédito no setor, pressionado por juros altos e endividamento familiar

A agência Moody’s considera que o novo programa Desenrola 2.0, lançado pelo governo federal, pode contribuir para a normalização gradual da qualidade dos ativos no segmento de varejo. De acordo com análise da agência, o iniciativa alivia o endividamento das famílias, especialmente em linhas caras como cartão de crédito, ajudando a mitigar os impactos dos juros elevados sobre a carteira de crédito das instituições financeiras.

O setor de varejo tem sido um dos mais afetados pelo ambiente de crédito restritivo, com alta inadimplência e pressão na qualidade dos ativos, conforme alertado pela Moody’s em relatórios recentes. O programa, que inclui renegociações com descontos e refinanciamento a taxas menores, deve beneficiar pequenas empresas e famílias endividadas, reduzindo o risco para os bancos.

Além disso, a Moody’s ressalta que a cautela na concessão de crédito continua necessária em 2026, dada a persistência de juros altos e o endividamento elevado das famílias.

Segundo a instituição, o Desenrola 2.0 representa um alívio temporário, mas não resolve questões estruturais como a educação financeira e a rigidez fiscal.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve