PATROCINADORES

Atlas Lithium integra parceria estratégica entre EUA e Japão

Da redação
2 de abril de 2026
Governos americano e japonês avaliam apoio financeiro ao Projeto Neves, único ativo de lítio no Brasil citado em acordo bilateral de minerais críticos.

A Atlas Lithium Corporation (NASDAQ: ATLX) anunciou que seu Projeto Neves, localizado no Vale do Lítio, em Minas Gerais, é o único empreendimento de lítio baseado no Brasil a constar no “Joint Fact Sheet” para cooperação em projetos de minerais críticos entre os governos dos Estados Unidos e do Japão. O documento, publicado em 20 de março de 2026, indica que ambas as nações consideram oferecer suporte financeiro para o desenvolvimento do projeto.  

A iniciativa decorre de uma série de movimentações diplomáticas de alto nível, incluindo o Encontro Ministerial de Investimento em Minerais Críticos em Tóquio e uma cúpula entre a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, e o presidente dos EUA, Donald Trump, realizada em 19 de março de 2026. O objetivo central é fortalecer e diversificar as cadeias de suprimento globais desses insumos essenciais.  

Parceria estratégica e viabilidade econômica

A inclusão do Projeto Neves no acordo reforça a relação da Atlas Lithium com o mercado japonês, iniciada em março de 2024 através de uma parceria com a Mitsui & Co., Ltd.. Na ocasião, a Mitsui investiu US$ 30 milhões na companhia e assegurou um contrato de compra (offtake) do concentrado de lítio a ser produzido.  

De acordo com o Estudo de Viabilidade Definitivo (DFS) da companhia, o Projeto Neves apresenta indicadores financeiros robustos:  

Taxa Interna de Retorno (IRR): 145%

Valor Presente Líquido (VPL): US$ 539 milhões

Payback (retorno do investimento): 11 meses.

Operações em Minas Gerais

O empreendimento já conta com licenciamento operacional e teve sua planta de separação por meio denso (DMS) adquirida e transportada para o território brasileiro. Com uma área de direitos minerais de aproximadamente 557 km², a Atlas Lithium detém a maior pegada de exploração de lítio entre empresas listadas em bolsa no Brasil.  

Para o CEO e Chairman da Atlas Lithium, Marc Fogassa, o reconhecimento dos governos americano e japonês valida o valor estratégico dos ativos da empresa e o progresso alcançado no desenvolvimento de uma fonte de alta qualidade para o mercado global.  

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve