PATROCINADORES

Eve, da Embraer, vende 2 eVTOLs para japonesa AirX

Da redação
4 de fevereiro de 2026
Acordo prevê entrega em 2029 e pode chegar a 50 aeronaves; uso inclui rotas turísticas e operações de última milha em Tóquio e Osaka

A Eve Air Mobility, empresa da Embraer voltada à mobilidade aérea urbana, anunciou nesta quarta-feira (4) que assinou contrato com a AirX, maior operadora pública de fretamento de helicópteros do Japão, para a compra inicial de duas aeronaves eVTOL — popularmente conhecidas como “carros voadores”.

O acordo inclui ainda opção de expansão do pedido para até 50 unidades, conforme o avanço da demanda por soluções de mobilidade aérea avançada no país.

Segundo o CEO da Eve, Johann Bordais, esta é a primeira parceria da companhia na região Ásia-Pacífico, considerada estratégica para a transição rumo a um transporte aéreo mais sustentável.

“A Ásia-Pacífico está bem posicionada para liderar a transformação global rumo ao transporte aéreo sustentável. Essa parceria é um passo ousado em direção a um futuro mais limpo e inteligente para as próximas gerações”, afirmou o executivo, em nota.

De acordo com a Eve, as duas primeiras unidades têm entrega prevista para 2029. Os eVTOLs serão utilizados principalmente em rotas turísticas e em operações de última milha, com foco em grandes centros urbanos como Tóquio e Osaka.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve