O Ibovespa fechou em baixa de 0,47% nesta segunda-feira (17), aos 156.992 pontos. O dólar caiu 0,66%, cotado a R$ 5,33 no encerramento. Com a volatividade dominando o pregão, o índice nacional abriu a semana no vermelho, em linha com o exterior em meio à falta de direção clara nos mercados globais, e à espera da retomada da divulgação de dados após o fim do shutdown (paralisação dos serviços dos Estados Unidos). A sessão foi marcada por ajustes de posição e por uma agenda mais curta, já que o feriado desta quinta-feira (20) tende a reduzir a liquidez nos próximos dias. No cenário doméstico, os investidores acompanharam novos dados econômicos. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC–Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve queda de 0,20% em setembro sobre agosto, em dado dessazonalizado. O recuo foi maior do que o esperado: os economistas consultados pela Reuters esperavam retração de 0,10% no mês. No terceiro trimestre, a atividade encolheu 0,9% sobre os três meses imediatamente anteriores. Já na comparação com setembro de 2024, porém, o IBC-Br teve alta de 2,0%, avançando 3,0% em 12 meses.
As maiores altas foram da Reag Investientos (51,38%) e Braskem (20,10%). As baixas, Oi (-50%) e PDG (-44%). Das cinco ações mais negociadas, quatro apresentaram retração: preferenciais da Petrobras (0,55%), preferenciais da Gol (-0,38%), preferenciais do Itaú Unibanco (-0,74%), B3 (-1,94%) e Oi (-50%). O volume negociado foi de R$ 26,76 bilhões.
