Com menos de 2,5% da população em risco de subnutrição, país deixa a zona de insegurança alimentar grave após três anos
O Brasil está oficialmente fora do Mapa da Fome, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (28) pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O levantamento, parte do estudo “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025”, considera a média dos anos de 2022 a 2024, período em que o índice de risco de subnutrição caiu para abaixo de 2,5% da população, limite adotado pela ONU para classificar um país fora da zona de insegurança alimentar grave.
O anúncio foi feito durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Adis Abeba, na Etiópia. O Brasil já havia saído do Mapa da Fome em 2014, mas retornou em 2021, após os impactos da pandemia da covid-19 e do agravamento das desigualdades sociais.
Especialistas apontam que, embora o país seja um dos maiores produtores de alimentos do mundo, ainda enfrenta desafios para garantir o acesso pleno à alimentação da população. Entre os fatores que contribuem para a insegurança alimentar estão os preços elevados, a desigualdade de renda, os desertos alimentares e os impactos das mudanças climáticas sobre a produção e distribuição de alimentos.
