Caminhão elétrico percorre 124,7 km de ré e conquista Guinness World Records, superando marca anterior com veículo a diesel
A Mercedes-Benz Trucks entrou para o livro dos recordes com uma façanha inusitada: o caminhão elétrico eActros 600 percorreu 124,7 quilômetros em marcha à ré, superando em 36 km o antigo recorde, estabelecido em 2020 nos Estados Unidos por um veículo a diesel. A conquista, oficializada pelo Guinness World Records, marca a maior distância já realizada em ré por uma combinação de cavalo mecânico e semirreboque.
A tentativa foi realizada no último dia 4 de junho, na pista da Motorsport Arena, em Oschersleben, na Saxônia-Anhalt, Alemanha. A jornada durou 6 horas e 22 minutos, a uma média de 20 km/h, contornando 14 curvas fechadas em um circuito originalmente projetado para carros.
Após quebrar o recorde, o eActros 600 ainda percorreu outros 30 quilômetros de marcha à ré em vias públicas, encerrando o trajeto no novo Centro Global de Peças da Daimler Truck, em Halberstadt. A ação buscou não apenas estabelecer um marco técnico, mas também promover temas como segurança viária, eletrificação do transporte de cargas e a valorização da profissão de motorista,

O responsável pela façanha foi Marco Hellgrewe (imagem), 50 anos, oficial das Forças Armadas Alemãs e entusiasta de caminhões, que também deteve o recorde anterior de 2008, com 64 km de ré em um caminhão a diesel. “É um orgulho trazer esse título de volta à Alemanha com um caminhão totalmente elétrico. Enviamos uma mensagem clara sobre o futuro da mobilidade”, disse Hellgrewe.
O feito contou com o apoio de parceiros como a associação PROFI – Pro Fahrer-Image e.V. e a organização Blicki e.V., que atuam na promoção da valorização dos motoristas e da educação infantil sobre segurança no trânsito.

Segundo a Mercedes-Benz Trucks, tecnologias como o sistema de câmeras MirrorCam e diversos assistentes eletrônicos foram cruciais para o sucesso da empreitada. “Este recorde é também um tributo à habilidade e à importância dos motoristas, cuja rotina exige precisão e concentração”, afirmou Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da empresa.
O eActros 600, que teve sua produção iniciada no fim de 2024, possui autonomia de até 500 km sem recarga e foi eleito o “Caminhão Internacional do Ano 2025”. Com três baterias de 207 kWh cada, o modelo é um passo importante na transição para o transporte rodoviário neutro em carbono. A Daimler Truck também prevê uma rede com mais de 3 mil pontos de recarga rápida na Europa até 2030, para apoiar essa mudança.