Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Suzano une forças com Kimberly-Clark e cria gigante do papel tissue

Empresa brasileira investirá US$ 1,734 bilhão para formação de joint venture responsável por marcas como Kleenex, Scott e WypAll

Maior produtora global de celulose, a brasileira Suzano anunciou a criação de uma joint venture com a Kimberly-Clark, uma das maiores empresas de produtos de higiene e cuidado pessoal do mundo. Avaliada em US$ 3,4 bilhões, a nova empresa ficará responsável pela produção, marketing e venda de papéis higiênicos, guardanapos, toalhas de papel e lenços faciais para mais de 70 países. Com o movimento, a Suzano fica com 51% de participação e a Kimberly-Clark com 49%. A negociação deve ser fechada até meados do próximo ano.

Para tanto, a Suzano pagará US$ 1,734 bilhão à Kimberly-Clark, em uma transação a ser realizada em dinheiro e à vista. A amplitude do negócio, atrelada à sinergia das companhias, que possuem 9 mil colaboradores, foi escolhida como A Tacada da Semana de MR.

“Esta nova empresa reúne dois players globais que são líderes em seus respectivos setores, com capacidades complementares que combinam o conhecimento industrial e de gestão operacional eficiente da Suzano com a expertise do time da Kimberly-Clark na construção e gestão de marcas e nas frentes de marketing e vendas de marcas regionais e globais, assim como sua ampla experiência na gestão de operações em múltiplas regiões do mundo”, afirmou o presidente da Suzano, Beto Abreu (na imagem). “As duas compartilham forte cultura organizacional de inovação e sustentabilidade. Estamos entusiasmados com a possibilidade de combinar grandes talentos, bons ativos e marcas extraordinárias que têm a confiança dos consumidores”, completa o executivo.

A joint venture nascerá sem dívidas, terá sede na Holanda e será responsável pela operação de 22 fábricas em 14 países na Europa, Ásia – incluindo Sudeste asiático e Oriente Médio -, da América do Sul, da América Central, da África e da Oceania. Essas fábricas possuem capacidade instalada conjunta de cerca de 1 milhão de toneladas anuais. A receita líquida dos ativos incorporados à joint venture totalizou aproximadamente US$ 3,3 bilhões em 2024.

As mais de 40 marcas regionais ligadas aos negócios de consumer tissue e professional da Kimberly-Clark serão transferidas à joint venture. Marcas globais detidas pela Kimberly-Clark nesses segmentos, como Kleenex, Scott, Cottonelle, WypAll, Viva e Kimberly-Clark Professional, também fazem parte da transação por meio de um acordo de licenciamento de longo prazo.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.