Grupo de educação utiliza visão computacional e machine learning do Google Cloud em escolas públicas de sete estados para qualificar o ensino
Uma ferramenta inovadora da FTD Educação permite a correção automática de redações manuscritas, por meio de uma tecnologia baseada em visão computacional e machine learning, garantindo mais precisão e agilidade no processo avaliativo. A tecnologia consegue ler, interpretar e corrigir textos escritos à mão, eliminando barreiras na adoção de soluções digitais para o ensino da escrita. Por meio dela, automaticamente é feita a correção da redação e gerado um comentário personalizado para cada texto e aluno. Se preferir, o professor pode validar as correções antes de compartilhá-las com a turma.
A ferramenta de correção de redação, que utiliza tecnologia de Google Cloud, é oferecida por meio da edtech Pontue, comprada pela FTD Educação em 2023. A funcionalidade está disponível em escolas públicas de 38 municípios de sete estados que utilizam o Sistema de Ensino Sim, solução educacional da FTD voltada para a rede pública municipal, desde abril.
A partir do segundo semestre deste ano, será implementada uma nova ferramenta de detecção de plágio para identificar cópias internas entre alunos em produções de texto. Em 2026, o sistema será ampliado para detectar também plágios externos, ou seja, quando o estudante copia da internet.
O processo funciona da seguinte forma: após o envio da redação pelo estudante, o texto é analisado pela ferramenta, que sinaliza eventuais trechos plagiados com base em critérios pedagógicos pré-definidos. Apenas o professor tem acesso ao relatório gerado, que indica o percentual de similaridade identificado. “Cabe ao docente decidir como lidar com a informação. Ele pode notificar o aluno, atribuir nota zero, desconsiderar o texto ou adotar outras medidas pedagógicas. Independentemente da ação, o aluno recebe normalmente a correção da redação, sem ter acesso direto ao diagnóstico de plágio”, explica Cris Miura, fundadora da Pontue.
“A nova tecnologia otimiza o tempo dos educadores, oferecendo feedback aprimorado, análise personalizada do desempenho e correção automática de redações manuscritas. Com isso, os professores podem atuar com mais precisão, focando na aprendizagem individual dos estudantes e na orientação personalizada, enquanto os processos mais demorados são automatizados”, destaca Alexandre de Olim Cardoso, diretor de inovação e novos negócios da FTD Educação.
Solução
A solução que corrige redações manuscritas com IA chega em um momento crucial para a educação brasileira, já que a dificuldade em escrever um bom texto é um dos principais desafios dos estudantes, especialmente os da rede pública. Para buscar reverter esta realidade, algumas iniciativas já estão sendo colocadas em prática, como a introdução, a partir deste ano e de forma amostral, de questões discursivas na prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a maior prova feita pelo governo para medir a aprendizagem no país.
A perspectiva é que a medida pavimente o caminho para que o futuro Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) considere, a partir de 2029, a qualidade da escrita dos estudantes brasileiros em questões discursivas.
Para melhorar a qualidade da produção de textos a partir da Educação Básica, atualmente, 38 cidades de 7 estados que utilizam o sistema de ensino da FTD já aderiram à nova tecnologia. Em abril, as escolas públicas dessas cidades começaram a utilizar a ferramenta de correção de redação com IA, disponível na plataforma digital ionica, podendo selecionar até quatro temas de redação ao longo do ano. A expectativa é que, até o final de 2025, a solução alcance 10 estados e cerca de 50 mil estudantes, totalizando 168 mil redações corrigidas por IA.
Além da rede pública, a tecnologia chegou ao mercado privado em abril, beneficiando mais de 637 instituições de ensino que utilizam as soluções FTD, Panoramas e Prepara. Para essas escolas, a ferramenta permitirá a correção de duas redações anuais no ensino fundamental e até quatro redações no ensino médio.