Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Prévia do PIB sobe 0,8% em março

Entre os setores, a indústria foi o destaque do IBC-Br, com avanço de 2,1%

A atividade econômica brasileira avançou 0,8% em março de 2025, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta segunda-feira (19). Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o indicador superou as expectativas do mercado, que projetavam um crescimento de 0,3% no mês.

Na comparação com março de 2024, a alta foi de 3,5%. Já no acumulado de 12 meses, o IBC-Br registra expansão de 4,2%. No primeiro trimestre deste ano, o indicador acumula crescimento de 1,3%.

Entre os setores, a indústria foi o destaque, com avanço de 2,1% em março. A agropecuária cresceu 1%, enquanto os segmentos de serviços, impostos e ex-agropecuária tiveram altas de 0,3%, 0,2% e 0,7%, respectivamente.

O resultado surpreende positivamente após o desempenho já acima das expectativas em fevereiro, quando o índice havia subido 0,4% no mês e 4,1% na comparação anual.

O último dado consolidado do PIB, referente ao quarto trimestre de 2024, mostrou crescimento de 0,2%, fechando o ano com expansão de 3,4% e totalizando R$ 11,7 trilhões.

Apesar dos sinais de resiliência no início de 2025, analistas alertam para uma possível desaceleração nos próximos meses, com os efeitos do aperto monetário conduzido pelo Banco Central começando a impactar a atividade econômica. Por outro lado, uma safra agrícola robusta pode ajudar a sustentar o crescimento no curto prazo.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.