Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Papa reafirma legado de Francisco e alerta para riscos da IA em reunião com cardeais

O novo pontífice destacou ainda a relevância de preservar o compromisso com as reformas da Igreja

Em seu primeiro encontro oficial com todos os cardeais da Igreja Católica, realizado neste sábado (10) no Vaticano, o Papa Leão XIV indicou que pretende manter a linha de reformas e o espírito de diálogo promovidos por seu antecessor, o Papa Francisco. O pontífice americano descreveu o legado deixado por Francisco como “precioso” e afirmou que a Igreja deve “assumi-lo e continuar a jornada”.

“Francisco nos ensinou a dialogar com coragem e confiança com o mundo contemporâneo em todas as suas realidades”, disse Leão XIV, que assumiu o papado em meio a grandes expectativas quanto ao futuro da Igreja.

Durante o encontro, o papa renovou o apelo para que os altos clérigos mantenham o compromisso com as reformas estabelecidas pelo Concílio Vaticano II, na década de 1960. Entre elas, destacou-se a celebração de missas nas línguas locais — substituindo o latim — e a intensificação do diálogo inter-religioso, princípios que, segundo ele, foram incorporados “com maestria” por Francisco.

Outro ponto importante abordado foi o avanço das tecnologias emergentes, especialmente a inteligência artificial. Leão XIV alertou que cabe à Igreja exercer uma liderança ética diante dos riscos associados a esses desenvolvimentos. “As novas tecnologias podem ameaçar a dignidade humana, aprofundar desigualdades sociais e desestabilizar o mundo do trabalho”, afirmou.

O papa também comentou a escolha de seu nome pontifício, revelando que se trata de uma homenagem a Leão XIII, conhecido por sua histórica encíclica Rerum Novarum, na qual abordou as questões sociais no contexto da primeira Revolução Industrial. Segundo ele, a inspiração veio da necessidade de uma resposta cristã à nova “revolução tecnológica” impulsionada pela inteligência artificial.

“Assim como Leão XIII enfrentou os desafios da industrialização com a doutrina social da Igreja, nós também devemos responder aos impactos éticos e sociais da era digital com sabedoria, justiça e compaixão”, afirmou Leão XIV.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.