Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Varejo deve recuar de abril a junho

Estudo do Ibevar-FIA aponta retração de 3,21% nas vendas no período, com queda projetada em nove dos doze segmentos analisados

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, ligado à Fundação Instituto de Administração (Ibevar-FIA Business School), revela perspectivas pouco animadoras para o varejo brasileiro no segundo trimestre de 2025. De acordo com o levantamento, as vendas devem registrar uma queda de 3,21% em relação ao mesmo período de 2024. No acumulado de janeiro até o final de junho deste ano, a retração projetada é de 1,94%.

A análise setorial, baseada nos segmentos do IBGE, indica que nove entre os doze setores avaliados devem apresentar queda no volume de vendas. Em termos proporcionais, isso significa que 75% das categorias pesquisadas devem experimentar desaceleração na comercialização de produtos e serviços.

Complementando o estudo, dados extraídos de redes sociais oferecem uma leitura ainda mais detalhada. Dos 38 segmentos analisados — incluindo o setor de serviços —, apenas nove apresentam expectativa de vendas superior à tendência histórica. “São sinais interessantes de que o crescimento baseado no consumo anabolizado está chegando ao fim”, afirma Claudio Felisoni, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.