Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

UE suspende tarifas sobre produtos dos EUA por 90 dias

Adiamento busca abrir espaço para negociações comerciais entre o bloco europeu e os EUA após recuo de Trump

A União Europeia anunciou a suspensão temporária, por 90 dias, das tarifas retaliatórias de 25% que seriam impostas a produtos norte-americanos. A decisão veio após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recuar e reduzir a taxação sobre o aço e o alumínio europeu para 10% — mantendo a medida apenas contra a China.

O pacote europeu, aprovado pelos países-membros e previsto para entrar em vigor a partir de 15 de abril, afetaria mais de 20 bilhões em exportações dos EUA, abrangendo itens como milho, trigo, arroz, motocicletas, roupas e até fio dental. A medida foi anunciada originalmente como resposta às tarifas norte-americanas, impostas no mês passado.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a suspensão tem o objetivo de abrir espaço para negociações diplomáticas e evitar uma escalada na guerra comercial entre as duas potências. “Queremos dar uma chance às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas, que receberam forte apoio dos nossos Estados-membros, vamos suspendê-las por 90 dias”, escreveu em publicação na rede social X (antigo Twitter).

Von der Leyen destacou ainda que, caso não haja progresso nas conversas, as tarifas entrarão em vigor ao final do período. “O trabalho preparatório para outras possíveis contramedidas continua. Todas as opções permanecem sobre a mesa”, alertou.

Além da disputa sobre aço e alumínio, a UE avalia outras tarifas mantidas pelos EUA, incluindo aquelas sobre automóveis europeus e a taxa geral de 10% que permanece em vigor. A chefe do bloco defendeu a estabilidade nas regras do comércio internacional como essencial para o bom funcionamento das cadeias de suprimento globais.

“Tarifas são como impostos que acabam prejudicando empresas e consumidores”, declarou. Ela reiterou sua proposta de um acordo bilateral entre União Europeia e Estados Unidos com tarifa zero para ambos os lados e afirmou que a Europa seguirá fortalecendo parcerias com países que compartilham os mesmos valores de liberdade e abertura econômica.


O que MR publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.