Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Investimento digital pode aumentar lucratividade em até 40%

Levantamento da Accenture mostra que direcionamento para núcleos de negócios é questão de sobrevivência. Faturamento pode subir 60%

Pesquisa da Accenture divulgada nesta segunda-feira (22) revela que organizações com um núcleo digital avançado, investimentos em inovação estratégica e uma abordagem equilibrada em relação à sua dívida técnica, alcançaram uma taxa de crescimento de 60% de receita e 40% de lucro. 

“A reinvenção contínua é a estratégia padrão devido ao ritmo das mudanças. As organizações estão tentando entender como a tecnologia impacta suas operações comerciais, especialmente diante de novos avanços como a Inteligência Artificial generativa”, afirmou Flávia Picolo, líder da área de Tecnologia na Accenture para América Latina. “Capturar valor de tecnologias disruptivas com um núcleo digital líder no setor é mais do que um fator crítico de sucesso, é uma questão de sobrevivência. É essencial para estar preparado para a reinvenção e aproveitar rapidamente cada nova oportunidade”, explicou.

No relatório Reinventing with a Digital Core, a Accenture analisou 19 setores de 10 países, e 1,5 mil executivos de tecnologia. A pesquisa revelou que um núcleo digital avançado é essencial para ajudar as empresas a construírem as capacidades tecnológicas necessárias para a reinvenção contínua em toda a organização. Isso requer uma combinação de infraestrutura centrada na nuvem e práticas correspondentes para agilidade e inovação, dados e IA para diferenciação, aplicativos e plataformas para acelerar o crescimento, experiências de próxima geração e operações otimizadas – com segurança em todos os níveis. 

A pesquisa da Accenture identificou a IA como um dos principais fatores responsáveis pela dívida técnica, 41% dos executivos citam a tecnologia como um dos três pontos centrais, empatada com aplicativos/plataformas. Por outro lado, a IA também pode ser usada para gerenciar e mitigar esse débito com novas formas de projetar sistemas. Tradicionalmente, isso vinha principalmente de códigos legados, tecnologias desatualizadas e falta de documentação, mas a rápida adoção da IA está adicionando um novo encargo.

O estudo da Accenture projeta três princípios fundamentais para alcançar um núcleo digital pronto para a reinvenção. Quando esses pontos são adotados simultaneamente, as empresas podem experimentar recompensas consideráveis, alcançando até 60% de crescimento de receita e 40% de aumento no lucro. São eles:

  • Construir um núcleo digital avançado, adaptado às necessidades específicas da indústria;
  • Aumentar os investimentos em inovação estratégica, incluindo a reengenharia de sistemas para operações de máquina (IA);
  • Equilibrar a dívida técnica com investimentos para o futuro, utilizando métodos programados e autônomos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.