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Exame: Spoleto aposta em franquia de pizza

Sem a Domino’s no portfólio desde 2018, o Grupo Trigo quer usar modelo da marca no mercado de pizzas

Pizza Hut, Pizza Creck, Domino’s e agora… Pizzaria Spoleto. O mercado de franquias vai ganhar neste ano mais uma rede de pizzarias. Com cerca de 360 unidades e faturamento de R$ 778 milhões no último ano, a rede de massas Spoleto vai dar nome a nova marca de pizzarias do Grupo Trigo.

O mercado brasileiro de pizzarias cresceu quase 500% nos últimos 10 anos. Segundo levantamento da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), mais da metade das unidades estão no estado de São Paulo e a maioria das unidades são de microempreendedores individuais (MEI). Em 2022, o mercado contava com mais de 70.000 pizzarias.

Como o Grupo Trigo quer se diferenciar?

Com as franquias China In Box, Gendai, Spoleto, Koni e LeBonTon, os restaurantes do Grupo Trigo faturaram R$ 2 bilhões em 2023 e já somam 630 unidades em operação.

Entre 2004 e 2018, o Grupo Trigo controlou a operação da americana Domino’s no Brasil. A holding de franquias vendeu a operação para o fundo de investimentos Vinci Partners por cerca de 300 milhões de reais. Desde então deixou de atuar neste mercado.

A ideia de criar uma marca do zero une sua experiência no mercado de pizzas ao nome da rede de massas que domina as praças de alimentação dos shoppings centers. A ideia é levar o modelo “crie o seu prato” para o mercado de pizzas.

“Enxergamos uma oportunidade e aproveitamos a nossa expertise para criar algo único no mercado de pizzas. Na Pizzaria Spoleto o público vai escolher a massa, passando pelo recheio e molho, até chegar nos toppings”, diz Michel Jager, diretor de Clientes, Branding e Novos Negócios do Grupo Trigo.

Modelo de franquias

A primeira unidade foi inaugurada neste mês em Copacabana, bairro da zona sul carioca. Com investimento inicial de R$ 330 mil, a previsão é atingir 200 lojas em cinco anos.

Apesar de levar o nome Spoleto, o diretor diz que a pizzaria tem pilares estratégicos próprios.

“Os restaurantes do Spoleto são em shoppings na sua maioria, já a nova marca vai contar com unidades de rua com foco no delivery e opção de comprar e levar para casa”, diz o diretor.

IA

Outra novidade é o uso de inteligência artificial (IA). Com investimento acima de 1 milhão de reais, a nova marca do Grupo Trigo já nasce com soluções tecnológicas para aumentar a eficiência operacional.

Uma câmera localizada no teto da cozinha de cada loja vai captar imagens de todas as pizzas feitas para o delivery.

“A máquina vai aprender qual é o padrão de cada sabor do produto, o que ajudará a identificar possíveis gaps operacionais, possibilitando a correção deles com maior agilidade”, explica Luis Marcelo Correa, Diretor de Tecnologia e Growth do Grupo Trigo.

Franquias de olho nas pizzas

No mercado de franquias, outras marcas estão chamando atenção para o prato no cardápio. A rede de esfihas Habib’s, por exemplo, mudou a fachada de uma unidade em São Paulo por três dias para a chamada “Pizza Hab” e distribuiu pizzas de graça ao lado de uma operação da concorrente Pizza Hut.

“A campanha queria instigar as pessoas em uma disputa saudável com a concorrência direta”, diz a empresa em nota.

Depois da ação temporária, o Habib’s lançou a Pizza Hab nos aplicativos de delivery.

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Por Isabela Rovaroto

Publicado originalmente em: bit.ly/3IcNHfp

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