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Marcopolo tem receita líquida de R$ 1,6 bi no 3° trimestre

Vendas de veículos com maior valor agregado contribuíram para o desempenho da companhia no período

A receita líquida consolidada da Marcopolo no terceiro trimestre deste ano foi de R$ 1,6 bilhão, crescimento de 6,5% na comparação com o mesmo período de 2022. Desse total, R$ 984,2 milhões são provenientes do mercado interno, R$ 180,1 milhões das exportações a partir do Brasil e R$ 450,4 milhões de operações internacionais da companhia.

O desempenho reflete a boa performance do segmento de rodoviários, especialmente com o crescimento das vendas do modelo G8. O segmento de urbanos, que ao longo dos últimos 9 anos teve uma baixa renovação, também voltou a investir em novos veículos para atender a retomada dos passageiros para o transporte público.

“Tivemos um crescimento nas vendas de modelos com maior valor agregado, com veículos com mais opções de conforto e tecnologia, com destaque para a linha de rodoviários, além de urbanos pesados, com modelos articulados”, afirmou José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores.

O desempenho do terceiro trimestre resultou em um lucro bruto de R$ 371,5 milhões, avanço de 60% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já o lucro líquido foi de R$ 161,7 milhões, crescimento de 246,2% em relação ao terceiro trimestre de 2022. O ebitda totalizou R$ 208,6 milhões, com margem de 12,9%, contra R$ 90,5 milhões e margem de 6% no terceiro trimestre do ano passado.

No período, a produção total da companhia foi de 3 mil unidades, 26,5% inferior aos mesmos três meses de 2022, número que é justificado pela ausência de volumes significativos direcionados ao programa Caminho da Escola e pelos efeitos da transição da motorização Euro 5 para a tecnologia Euro 6.

Mercado externo

No terceiro trimestre, as operações internacionais da Marcopolo confirmam a tendência de recuperação da rentabilidade. A receita operacional líquida no exterior foi de R$ 450,4 milhões, crescimento de 47% na comparação com o mesmo período de 2022. Entre as unidades no exterior, a Marcopolo México manteve o bom desempenho com a vendas de rodoviários. A unidade da Austrália, a Volgren, trabalha para ampliar gradativamente os resultados. Na Argentina, a companhia alcançou o equilíbrio de resultados por meio de sua performance operacional. Enquanto África do Sul segue com números crescentes e China busca o incremento de volumes, com recuperação de mercados e abertura de novas oportunidades de atuação.

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