Ministro aposentado da Corte morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos
Após internação no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence, morreu aos 85 anos, neste domingo (2). A morte foi por falência múltipla dos órgãos. Segundo informações dadas ao Correio, Pertence tinha dois desejos: ser velado no STF e ser enterrado na Ala dos Pioneiros no cemitério de Brasília.
Nascido em Sabará, Minas Gerais, o juiz foi nomeado para o STF em 1989 durante o governo de José Sarney. No ano seguinte, ele foi designado como Juiz Substituto do Tribunal Superior Eleitoral. Em 1991, tornou-se juiz efetivo do TSE, assumindo a vice-presidência e, de junho de 1993 a novembro de 1994, ocupou a presidência da Corte Eleitoral.
Sepúlveda se aposentou em 2007, mas também atuou na defesa de Luiz Inácio Lula da Silva em 2018. Ao lado de Cristiano Zanin, o ministro aposentado participou do caso da Operação Lava-Jato. Ele se formou Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais em 1960. De 1962 a 1965, trabalhou como auxiliar docente nos cursos de Introdução à Ciência do Direito, Direito Constitucional e Direito Penal na Universidade de Brasília.
Além disso, Sepúlveda também ocupou o cargo de Procurador-Geral da República, sendo nomeado em março de 1985. Em 2007, ele foi indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser membro da Comissão de Ética Pública, com mandato de três anos.
