PATROCINADORES

Janeiro foi de estagnação, aponta Monitor do PIB

Da redação
19 de abril de 2023
Na comparação interanual, o crescimento foi de 4,1%, mostra levantamento da FGV Ibre

O Monitor do PIB-FGV aponta estagnação na atividade econômica em janeiro em comparação a dezembro de 2022, considerando-se dados com ajuste sazonal. Na comparação interanual o crescimento da economia em janeiro foi de 4,1%. Na análise trimestral interanual, a economia cresceu 2,2% no trimestre móvel findo em janeiro. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (19) pela Fundação Getúlio Vargas Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre).

“A estagnação da economia em janeiro é resultado da retração da indústria, da estagnação do setor de serviços e do crescimento apenas da agropecuária, na análise dos três grandes setores da economia. Esta configuração já mostra o que se deve esperar em 2023, tendo em vista que o contexto econômico é mais desafiador este ano do que se observou em 2022. Em um cenário de juros e de endividamento elevados e perspectiva de recessão global, o consumo e os investimentos tendem a perder força e dificultar o crescimento econômico. A expectativa de safra recorde na agricultura, por sua vez, mostra que o crescimento da economia no ano, deve ser bastante influenciado pela agropecuária.”, segundo Juliana Trece, coordenadora da pesquisa. 

Análise desagregada

A análise gráfica desagregada dos componentes da demanda foi realizada na série trimestral interanual por apresentar menor volatilidade do que as taxas mensais e aquelas ajustadas sazonalmente, permitindo melhor compreensão da trajetória de seus componentes. 

Consumo das famílias

O consumo das famílias cresceu 4,3% no trimestre móvel findo em janeiro. Conforme apontado no gráfico, apenas o consumo de serviços (5,9%) e de produtos não duráveis (5,5%) contribuíram para esse crescimento. No caso do consumo dos serviços o crescimento foi disseminado entre diversos segmentos, enquanto no consumo de não duráveis o principal responsável pelo forte crescimento foi o consumo de combustíveis e lubrificantes.

A formação bruta de capital fixo (FBCF) cresceu 0,7% no trimestre móvel findo em janeiro. Com crescimento da construção e de outros, o único segmento que recuou foi o de máquinas e equipamentos. Embora a FBCF de máquinas e equipamentos importadas tenha crescido, a forte queda deste segmento nacional influenciou no seu resultado total.

Exportação

A exportação de bens e serviços cresceu 11,2% no trimestre móvel findo em janeiro. Conforme mostrado no gráfico, apenas a exportação de bens intermediários retraiu nesta comparação. Destaca-se que a exportação de produtos da extrativa mineral foi responsável por mais da metade do crescimento do total das exportações, no trimestre móvel findo em janeiro.

Importação

A importação de bens e serviços cresceu 2,7% no trimestre móvel findo em janeiro. Apesar do crescimento da importação de bens de capital e de bens de consumo, o principal responsável pelo desempenho positivo das importações foi o segmento de serviços, que contribuiu com 3,8 p.p. para o crescimento das importações. Embora praticamente todos os segmentos de serviços tenham crescido, o destaque de contribuição positiva deve-se aos serviços de informação e as viagens internacionais.

PIB-FGV EM VALORES

Em termos monetários, estima-se que o PIB de janeiro de 2023, em valores correntes, foi de 897 bilhões e 564 milhões de reais.

TAXA DE INVESTIMENTO

O último gráfico destaca em duas linhas as médias das taxas de investimento: a laranja (em cima) mostra a média das taxas de investimento mensais desde janeiro de 2000 (18,0%); a cinza (em baixo), a média das taxas de investimento mensais desde janeiro de 2015 (16,6%). Observa-se que a taxa de investimento em janeiro de 2023 foi de 15,4%, na série a valores correntes. Este resultado apresenta uma taxa de investimento abaixo da taxa de investimento média mensal considerando tanto o período desde 2000 quanto desde o 1º trimestre de 2015.

(FGV)

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve