Circula nas redes sociais uma versão manipulada da foto do encontro da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, com Joe Biden para sugerir que o presidente americano teria praticado assédio. Na imagem original, registrada pelo fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert, a mão de Biden toca o antebraço de Janja.
O Brasil brilhando no mundo! Acompanhando @lulaoficial neste dia que marca mais uma etapa na retomada do protagonismo internacional do nosso país. Obrigada, @JoeBiden, pela recepção. pic.twitter.com/0Ite4ltwZT
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) February 11, 2023
O registro foi feito em 10 de fevereiro pelo fotógrafo oficial da Presidência da República, Ricardo Stuckert, durante visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Casa Branca.
Porém, a propagação da montagem abaixo é recente, sendo compartilhada centenas de vezes nas redes sociais.

Lula viajou para os Estados Unidos em 9 de fevereiro e se encontrou com Biden e outros políticos americanos, como o senador Bernie Sanders. Após a reunião, a embaixada do país divulgou uma nota em que reafirma a relação bilateral e garante o compromisso no fortalecimento da democracia, no avanço da agenda dos direitos humanos e no combate à crise climática.