PATROCINADORES

81% dos brasileiros memorizam anúncios de streamings

Da redação
28 de junho de 2022
Relatório da Rakuten Advertising indica que, globalmente, 60% ainda recordam corretamente de um anúncio após 24 horas

Em recente pesquisa de escala mundial, a Rakuten Advertising levantou insights sobre o mercado de streaming de vídeo. Globalmente, 60% dos espectadores se recordam corretamente de um anúncio crca de 24 horas após vê-lo no formato de TV Conectada (CTV). Dentre os brasileiros, esse índice é de 81%, o maior de todos – à frente dos espectadores da Espanha (70%), Itália (66%), Alemanha (56%), França (54%), Reino Unido (54%) e EUA (36%).

O estudo também avaliou o poder de repercussão da mensagem além do seu reconhecimento. Para 56% dos brasileiros, esse impacto está diretamente ligado ao mindset do espectador. Ou seja, a publicidade contextualizada, associada ao conteúdo do streaming, cria uma assimilação que gera maior entendimento do conteúdo e da mensagem. 

Ainda que o streaming de vídeo seja um mercado relativamente novo, os dados apontam que essas plataformas já podem concorrer com veículos tradicionais, como TV aberta, quando o assunto é eficácia. Considerando o poder de captação e assimilação do público final, a fórmula de entrega se resume aos 3Rs: Recordação, Repercussão e Retorno. 

No campo da recordação, o famoso recall da transmissão é um modelo de longa data e bem-sucedido para a publicidade de TV tradicional. Isso porque a exposição generalizada leva à conscientização e à recordação. Os dados também mostram que as estratégias de transmissão agora devem ser construídas ao lado do que o mercado chama de “narrowcasting” (disseminação de informações para um público restrito). Nesse quesito, seria fundamental a capacidade da CTV de ajudar o público a aprimorar modelo mental de consumo de conteúdo, o que qualificaria a repercussão das peças.

Fixação da mensagem

Já em relação ao último “R” (o retorno), que diz respeito à conversão, a pesquisa conclui que a associação entre o entendimento da mensagem e sua conexão com os produtos já consegue gerar retornos tangíveis ao investimento. Os espectadores reagem aos anúncios de acordo com o conteúdo consumido no streaming, direcionados para o botão de compra. Globalmente, 71% dos entrevistados afirmaram que compraram ocasionalmente um produto ou serviço depois de vê-lo em serviços de streaming. No Brasil, o número é ainda maior, chegando novamente a 81%.

“Essas descobertas demonstram o motivo pelo qual a publicidade em plataformas de TV conectada é parte intrínseca de uma estratégia de mídia bem-sucedida”, explica Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil. “Quando o anúncio prioriza o contexto, repercute mais e gera melhor recall, com maior propensão à compra. Uma abordagem que só é possível por meio da compreensão do humor do espectador – algo exclusivo no streaming de vídeo e uma das razões pelas quais alcançou a TV tradicional em relativamente pouco tempo”, afirma.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve