PATROCINADORES

IGP-M; IPA; IPC-M: o que apontam os índices da 2ª prévia de maio

Da redação
19 de maio de 2022
 Inflação do aluguel e preços ao produtor perdem força, mas combustíveis e passagens aéreas sobem

IGP-M

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como inflação do aluguel — por ser usado para reajustar grande parte de contratos do setor — arrefeceu a 0,39% na segunda prévia de maio, de 1,85% na mesma leitura de abril, informou há pouco a Fundação Getulio Vargas (FGV). Todos os componentes do índice desaceleraram no período.

IPA-M

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) arrefeceu de 1,95% para 0,38%, puxando o alívio do indicador geral. No mesmo período, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) desacelerou de 1,67% para 0,28%, enquanto o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) passou de 1,36% para 0,70%.

IPC-M

A queda do IPC-M foi puxada principalmente pelo grupo Habitação (1,60% para -2,71%), devido à queda dos preços da tarifa de eletricidade residencial (1,79% para -13,38%).

As principais pressões para baixo sobre o IPC na segunda prévia de maio partiram do condomínio residencial (1,68% para -3,18%), tomate (21,23% para -6,76%), cenoura (14,17% para -14,62%) e plano e seguro de saúde (estável em -0,50%), além da tarifa de eletricidade residencial.

Na outra ponta, ajudaram a conter a desinflação do índice o etanol (6,38% para 10,62%), batata inglesa (9,70% para 13,75%) e perfume (-0,01% para 3,33%), além da passagem aérea e da gasolina.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve