A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou nesta terça-feira (30) que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis subiu 2,94% em março. Com o resultado, o índice acumula alta de 8,26% no ano e de 31,10% em 12 meses. Em março de 2020, o índice havia avançado 1,24% e acumulava alta de 6,81% em 12 meses.
No mês, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede o atacado, saltou 3,56%. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que acompanha o varejo, oscilou 0,98%. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 2%.
“Todos os índices componentes do IGP-M registraram aceleração. No índice ao produtor, os aumentos recentes dos preços das matérias-primas continuam a influenciar a aceleração de bens intermediários (4,67% para 6,33%) e de bens finais (1,25% para 2,50%). Além disso, os aumentos dos combustíveis também contribuíram para o avanço da inflação ao produtor e ao consumidor. Na construção civil, os materiais para a construção seguem em aceleração impulsionados pela alta dos preços dos insumos básicos”, observou André Braz, coordenador dos Índices de Preços.
