Document
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Boletim da Pandemia 9: jacarés, Guedes de férias e Collor declina

Confira o que ocorreu de mais relevante nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus nesta sexta-feira (18).

Efeito colateral jacaré
Uma afirmação do presidente Jair Bolsonaro causa furor nas redes sociais. Questionado sobre possíveis efeitos colaterais que as vacinas possam causar, tomando como exemplo aleatório o imunizante da Pfizer, o presidente declarou: “O contrato da Pfizer, está bem claro, nós não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral. Se você virar um jacaré, é problema seu”. O presidente é detentor de várias frases de gosto questionável sobre a pandemia.

Guedes faz uma defesa condicional, mas nem um pouco
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a medida provisória que libera R$ 20 bilhões para o combate ao coronavírus pode viabilizar a retomada plena da economia. Porém, deixou claro que a vacinação precisa ser opcional. O ponto central para ele, que já está de férias, é que a volta ao trabalho presencial precisa ser garantida e que as empresas se sintam seguras para atuar sem temer novas paralisações. Ou seja, o ministro defende a vacina, mas não muito, só o suficiente para as empresas contratarem pessoas imunizadas, que por sua vez vão produzir para que pessoas na mesma condição possam consumir e viajar sem riscos.

Collor abre mão de convite de Doria para ser vacinado

São Paulo e seus milhões de doses da CoronaVac
Foram desembarcadas em São Paulo mais 2 milhões de doses da vacina CoronaVac vindas da China. A carga veio em uma avião da Swiss que pousou em Guarulhos no início da manhã. É a terceira remessa da vacina e a segunda com o imunizante pronto. Na primeira leva, chegaram 600 litros de um composto suficiente para produzir 1 milhão de doses da nova vacina, que aguarda aprovação da Anvisa.

Saúde municipal no Rio em colapso – de novo
O aumento do número de casos de covid-19 na cidade do Rio de Janeiro pressionou novamente o sistema de saúde pública municipal, que suspendeu as cirurgias eletivas por tempo indeterminado. A medida entrou em vigor em 10 de dezembro, mas só foi publicada no Diário Oficial do município hoje. Ficam mantidos procedimentos de urgência e de emergência, além de tratamentos oncológicos e cardiovasculares.

Recém-nascidos protegidos em Cingapura
Em Cingapura, foram encontrados anticorpos do novo coronavírus em cinco bebês nascidos de mães infectadas. Os pesquisadores precisam acompanhar o desenvolvimento e o nível de proteção destas crianças para descobrir mais sobre suas condições. A quantidade de anticorpos nos bebês variou e foi mais alta entre aqueles cujas mães haviam sido infectadas em um momento mais próximo do do parto. O estudo envolveu 16 gestantes.

Começa a vacinação na Arábia Saudita

Painel Coronavírus
Atualizado pelo Ministério da Saúde em: 18/12/2020 – 18h49

Casos confirmados

  • 7.162.978 – acumulado
  • 52.544 – casos novos
  • 6.198.185 – casos recuperados
  • 779.143 – em acompanhamento
  • 3408,6 – incidência por milhão de habitantes


Óbitos confirmados

  • 185.650 – óbitos acumulados
  • 823 – casos novos
  • 2,6 % – letalidade
  • 88,3 – mortalidade por milhão

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.