Document
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Boletim da Pandemia 24: vacina indiana; mortes saltam 64% no Brasil; Vaticano começa em janeiro

Mortes por covid-19 no Brasil crescem 64% em dezembro
Período culturalmente marcado por viagens e aglomerações, as normas de distanciamento social foram esquecidas em dezembro por parte da população brasileira. Como resultado, as mortes por covid-19 aumentaram significativamente. Na comparação com novembro, a alta foi de 64%, indo de 13.263 para 21.811. Antes de terminar, dezembro já era considerado o mês com mais óbitos pela doença desde setembro.

Índia aprova uso emergencial de dois imunizantes
O governo indiano aprovou duas vacinas para uso emergencial contra a covid-19. A de Oxford, da AstraZeneca, e a Covaxin, da indiana Bharat Biotech. A decisão foi anunciada neste sábado (2). O país já faz simulações logísticas para a distribuição em todo o território. Outros dois imunizantes esperam aprovação: o Sputnik V, da Rússia, e o ZyCov-D, da indiana Zydus Cadila.

Covaxin, uma possível discreta solução
A vacina indiana Covaxin, criada pela farmacêutica Bharat Biotech, é um dos imunizantes que menos sem alarde causou junto ao grande público. Desenvolvida para ser uma solução para países pobres, sua aprovação emergencial na Índia pode ser um grande passo. A empresa informou que para a garantia de eficácia da imunização, duas inoculações devem ser administradas em um intervalo de duas semanas. A fábrica já teria 10 milhões de doses disponíveis e se comprometeu em fornecer mais 100 milhões ao governo. Testes foram feitos em 26 mil voluntários. A Bharat Biotech já apresentou seu pedido junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para submissão contínua dos resultados, uma das etapas necessárias para a aprovação do registro no Brasil.

Reino Unido reativa hospitais de campanha
Os hospitais de campanha do Reino Unido foram reativados pelas autoridades de saúde após ao aumento expressivo de casos de covid-19, principalmente em Londres. A porta-voz do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) afirmou que o Hospital Nightingale já estava em preparação para reabrir.

Filipinas proíbe voos dos EUA a partir de domingo
Deste domingo (3) até 15 de janeiro, está proibida a entrada de viajantes provenientes dos Estados Unidos nas Filipinas. A medida foi adotada após o registro da variante da covid-19 na Flórida. As Filipinas já haviam adotado restrições para viajantes de outros 19 países e territórios na última terça-feira (29).

Vacinação no Vaticano deve iniciar em meados de janeiro
Com prioridade aos idosos e aos profissionais da saúde, o Estado do Vaticano deve iniciar sua campanha imunização em meados de janeiro, informou em nota sua Diretoria de Saúde e Higiene. “É provável que as vacinas cheguem ao Estado na segunda metade de janeiro, em uma quantidade suficiente para atender às necessidades da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano”. O papa Francisco, 84 anos, está no grupo de alto risco, mas as informações não esclarecem se o pontífice terá prioridade na imunização. Além disso, o Vaticano anunciou a compra de um refrigerador especial, dando indicações que deverá nos próximos dias autorizar, emergencialmente, a vacina da Pfizer/BioNTech, que precisa ser armazenada a -70° Celsius.

Painel Coronavírus
Dados atualizados em 02/01/21 – 18h37

Casos confirmados

  • 7.700.578 – acumulado
  • 24.605 – casos novos
  • 6.756.284 – casos recuperados
  • 748.883 – em acompanhamento
  • 3.664,4 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Óbitos confirmados

  • 195.411 – óbitos acumulados
  • 462 – casos novos
  • 2,5% – Letalidade
  • 93,0 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.