Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Boletim da Pandemia 17: Bolsonaro nem aí; máscaras funcionam; Cuba em alerta

“Não dou bola para isso”, diz Bolsonaro 
O presidente Jair Bolsonaro declarou neste sábado (26) que não está preocupado com o fato de outros países da América Latina já terem iniciado suas campanhas de vacinação. “Ninguém me pressiona pra nada. Eu não dou bola para isso. É razão, razoabilidade, é responsabilidade com o povo, você não pode aplicar qualquer coisa no povo”, disse durante um passeio pelas ruas de Brasília, neste sábado (26).

Máscaras salvam vidas mesmo, aponta estudo
Os resultados de uma pesquisa publicada na revista científica Royal Society Open Science pretende dar um fim a qualquer dúvida sobre a eficácia do uso de máscaras para conter a transmissão da covid-19. De acordo com os dados apresentados, proteções faciais reduzem em até 99,9% o risco de alguém contaminado espalhar gotículas com o vírus. Testes com manequins e humanos indicam que uma pessoa a dois metros de outra que venha a tossir sem máscara, estará exposta a até 10 mil vezes mais gotículas do que se diante de alguém protegido.

Nova cepa também é detectada na França, Suécia, Espanha, Itália
Depois do Reino Unido e do Japão, França, Suécia, Espanha e Itália detectaram pessoas infectadas com a nova cepa do coronavírus. Apesar das preocupações inevitáveis, por enquanto as autoridades sanitárias desses países não conseguiram atestar que a variante cause uma versão mais grave e contagiosa da covid-19.

AstraZeneca testa terapia antiviral
Cientistas do Reino Unido estão testando um novo medicamento, desenvolvido pela University College London Hospitals (UCLH) e pela AstraZeneca. De acordo com jornal britânico The Guardian, a nova terapia usa anticorpos para impedir que alguém já exposto ao coronavírus desenvolva a doença. A intenção é usar o antiviral em pacientes internados em hospitais e residenciais para idosos. Os estudos ainda estão em andamento e, se tudo der certo, a substância poderá estar disponível a partir de abril, se aprovada pelos órgãos reguladores.

Hungria começa a imunização antes da União Europeia
Foi iniciado neste sábado (26) a imunização na capital húngara, Budapeste, com o inoculante da Pfizer/BioNTech. A primeira dose foi aplicada em uma médica do Hospital Central Del-Pest. O país começou as aplicações um dia antes dos países da União Europeia. O primeiro lote será o suficiente para atender 4.875 pessoas.

Rússia aprova Sputnik V para quem tem mais de 60
Com eficácia declarada de 91,4%, a vacina russa Sputnik V passou a ser aplicada em pessoas com mais de 60 anos. É uma novidade, já que a campanha de vacinação era indicada apenas para adultos entre 18 e 59 anos.

Casos crescem em Cuba, que vai exigir testes
A partir de 10 de janeiro, Cuba passará a exigir testes de PCR negativo para quem desembarcar no país. A medida será adotada por causa do aumento dos casos. Depois de ter controlado a pandemia dentro de suas fronteiras, surgiram 217 casos na quinta-feira (24), anunciou a imprensa estatal local. Com 11,2 milhões de habitantes, Cuba soma 10,9 mil infecções e 140 mortes.

Painel Coronavírus
Dados atualizados em 26/12/20 – 18h10

Casos confirmados

  • 7.465.806 – casos acumulados
  • 17.246– casos novos
  • 6.475.466 – casos recuperados
  • 799.545 – em acompanhamento
  • 3.553 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Óbitos confirmados

  • 190.795 – óbitos acumulados
  • 307 – casos novos
  • 2,6% – Letalidade
  • 91 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.