Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Boletim da Pandemia 16: 220 mil mortes no Brasil; um suspeito provável; soldados na costa

Brasil pode ter 30 mil mortes a mais
Em vez de 190 mil mortes, o Brasil pode ter acumulado 220 mil vítimas fatais da covid-19 de modo quase insuspeito. Um levantamento da Vital Strategies — organização internacional composta por especialistas e pesquisadores com atuação junto a governos — estima que quase 33 mil mortes tenham ficado de fora das estatísticas nos últimos meses, sendo registradas com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) sem uma causa específica. Ou seja, não foram identificadas como covid-19. Esses pacientes apresentavam três ou mais sintomas clínicos do novo coronavírus, porém seus exames deram negativo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que nestas situações, os casos sejam dados como suspeitos. Os dados foram coletados no Sivep-Gripe (Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe), do Ministério da Saúde.

África do Sul nega que sua variante da covid seja perigosa
Em um comunicado nesta sexta-feira (25), o governo da África do Sul negou que a cepa do novo coronavírus identificada no país seja tão ou mais perigosa que a variante registrada no Reino Unido. “Não há provas de que a 501.V2 seja mais contagiosa que a variante do Reino Unido”, afirmou o ministro da Saúde sul-africano Zwelini Mkhize. A África do Sul é país mais afetado do continente, com 26 mil mortos e mais de 14 mil infectados entre quarta e quinta-feira (24).

PEG, o principal suspeito das alergias nos EUA
Um composto chamado polietilenoglicol, também conhecido como PEG, pode ser o responsável pelos casos de forte reação alérgica que atingiram pessoas imunizadas pela vacina da Pzifer-BioNTech. Entre as 272.001 doses administradas até 19 de dezembro nos Estados Unidos, foram registradas seis reações alérgicas graves, informa o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês). Pelo menos dois outros casos ocorreram no Reino Unido. Nos Estados Unidos, pessoas que receberam a vacina da Moderna, a partir desta segunda-feira (21), não houve registros de reação alérgica, aponta uma reportagem do The Wall Street Journal desta sexta-feira (25). Em um comunicado, a Pfizer disse que “monitorará de perto todos os relatórios sugestivos de reações alérgicas graves após a vacinação”. O PEG é encontrado em outras drogas e é conhecido por desencadear anafilaxia em raras ocasiões. Não há notícias de óbitos.

Nova cepa encontrada no Japão
Cinco casos da nova variante do coronavírus que se espalha a partir do Reino Unido foram encontrados no Japão. Os infectados com a forma mais altamente transmissível de covid-19 haviam chegado recentemente do Reino Unido. Todos foram colocados em quarentena. As autoridades de saúde estão tentando rastrear seus contatos e possíveis rotas de infecção. O país proibiu a entrada de viajantes do Reino Unido, além do retorno de cidadãos e residentes. O Japão evitou o grande número de infecções observadas em outros países, como os Estados Unidos, Índia e Brasil, mas em dezembro os casos diários ultrapassaram os 3.000 pela primeira vez.

Tropas no Canal
O Reino Unido enviou militares adicionais para o porto de Dover, nesta sexta-feira (25) para ajudar a reduzir as filas de caminhões, após a retomada das viagens para motoristas que tiveram resultado negativo em testes para covid-19. Cerca de 800 soldados britânicos foram para o porto, além dos 300 que já estavam lá, informou a mídia britânica. Os serviços de balsa entre Dover e o porto francês de Calais foram reiniciados na quinta-feira (24), encerrando os vários dias de bloqueio imposto pela França após a descoberta de uma nova variante do novo coronavírus na Inglaterra.

Painel Coronavírus
Dados atualizados em 25/12/20 – 18h10

Casos confirmados

  • 7.448.560 – acumulado
  • 22.967 – casos novos
  • 6.459.335 – casos recuperados
  • 798.737 – em acompanhamento
  • 3.544,5 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Óbitos confirmados

  • 190.488 – óbitos acumulados
  • 482 – casos novos
  • 2,6% – Letalidade
  • 90,6 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes


Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.