Document
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Boletim da Pandemia 15: CoronaVac é 91,2% eficaz e Anvisa certifica fábrica da AstraZeneca

Anvisa certifica fábrica da AstraZeneca na China

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu a certificação de boas práticas à fábrica de insumos da farmacêutica AstraZeneca na China, a WuXi Biologics. Este é um pré-requisito para o processo de registro da vacina no Brasil. Vale destacar que o imunizante da AstraZeneca foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, e no Brasil, também conta com a parceria da Fiocruz.

CoronaVac é 91,25% eficaz contra a covid-19, afirma governo Turco

Em vez do silêncio sobre a eficácia da CoronaVac, como o Instituto Butantan, os pesquisadores do conselho científico governamental da Turquia, afirmaram que a vacina da farmacêutica Sinovac é 91,25% eficaz contra a covid-19, após testes. O ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, explicou que uma remessa de vacinas chegará ao país na segunda-feira (28). A primeira rodada de imunizações iniciará em janeiro pelos profissionais de saúde.

Primeira-ministra escocesa é vista sem máscara

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, infringiu as regras locais ao ser flagrada sem máscara com mais três pessoas em espaço fechado durante um funeral em Edimburgo na sexta-feira (18). A notícia só veio à tona nesta semana. Quando questionada, Sturgeon, afirmou: “Foi um erro estúpido e eu realmente sinto muito. Não vou oferecer nenhuma desculpa, eu estava errada”, declarou ao jornal The Scottish Sun.

Novo carregamento de vacinas

O governo de São Paulo recebeu nesta manhã, véspera de Natal, um carregamento de 5,5 milhões de doses da vacina CoronaVac, através do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Estiveram presentes, o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. Até o final de dezembro, o Butantan terá 10,8 milhões de doses do imunizante.

Brasil proíbe voos vindos do Reino Unido e Irlanda do Norte

Após a identificação da nova cepa do coronavírus no Reino Unido, o Brasil, em caráter temporário, publicou na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite de quarta-feira, a proibição de voos vindos do Reino Unido e Irlanda do Norte. Além da entrada de estrangeiros por fronteiras terrestres e aquaviárias. A preocupação das autoridades é a velocidade de transmissão desta versão do vírus que se mostra superior à conhecida.

Lockdown e campanha de vacinação em Israel

Após a campanha de vacinação iniciada no domingo (20), o governo israelense anunciou um terceiro lockdown de pelo menos duas semanas para conter o aumento nas contaminações. A medida entrará em vigor em 27 de dezembro, o comunicado foi emitido pelo gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

Chile inicia campanha de vacinação

Iniciou a campanha de vacinação chinela contra a covid-19. A primeira imunizada pela vacina da Pfizer foi a auxiliar de enfermagem do Hospital Sótero del Río, região metropolitana de Santiago, Zulema Riquelme de 46 anos. Vale destacar que o Chile está entre os países latino-americanos com mais acordos para obtenção de imunizantes, incluindo as farmacêuticas Sinovac e AstraZeneca. Além de sua participação no acordo global Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além do Chile, México e Costa Rica também iniciaram suas campanhas de vacinação na véspera do Natal. O Brasil continua sem uma definição.

Painel Coronavírus
Dados atualizados em 24/12/20 – 18h07

Casos confirmados

  • 7.423.945 – acumulado
  • 58.425 – casos novos
  • 6.448.740 – casos recuperados
  • 785.223 – em acompanhamento
  • 3.532,7 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Óbitos confirmados

  • 189.982 – óbitos acumulados
  • 762 – casos novos
  • 90,2 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.