Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Boletim da Pandemia 11: média móvel recorde, 80% conhecem alguém doente; bloqueio europeu

Média móvel semanal chega a 47.909 casos
Pela segunda semana consecutiva o Brasil quebra seus recordes de casos de covid-19, aponta o consórcio independente de veículos de imprensa que apura o comportamento da doença. Nos últimos sete dias, entre registrados, em média, 47.909 diagnósticos diários, mesmo faltando dados das últimas 24 horas de São Paulo e Goiás. No sábado (19), esta média semanal era de 47.439 casos diários nos últimos 7 dias.

8 em cada 10 brasileiros já pegaram ou conhecem um infectado
Uma pesquisa do Datafolha determinou que 80% dos pesquisados conhecem alguém que já tenha sido infectado ou já tiveram covid-19 – independente da gravidade. A maioria disse que a pessoa é conhecida (55%), amiga (47%) ou parente que não vive na mesma casa que o entrevistado (40%). O levantamento também apontou que 73% acreditam que a pandemia está piorando no Brasil – antes essa proporção era de 43%. Em contrapartida, 41% afirmaram ter medo de pegar a doença, contra 47% em junho.

No interior está bem pior
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a pandemia está mais forte nas cidades fora das regiões metropolitanas das capitais. O interior registra agora 6 em cada 10 novos casos. Na semana entre 29/11 e 5/12, essa média foi de 62%. Entre 3 e 9 de maio, a participação destes municípios era de 27%.

Brasil vai exigir atestado negativo

Passageiros e funcionários circulam vestindo máscaras contra o novo coronavírus (Covid-19) no Aeroporto Internacional Tom Jobim- Rio Galeão. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A partir do dia 30 de dezembro, passageiros de voo internacional que desembarcarem no país, precisarão apresentar um teste RT-PCR negativo para covid-19 feito até 72 horas antes da viagem.

Seis reações graves à vacina da Pzifer

O Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos informou que seis pessoas apresentaram reações alérgicas graves após serem inoculadas com a vacinada Pfizer/BioNTech. Todos são adultos com menos de 65 anos. que foram hospitalizados e seguem monitorados. As autoridades de saúde americanas seguem acompanhando a campanha de imunização. A Pfizer também recebe críticas por causa da demora na distriuição, o que já gerou pedidos de desculpas.

Moderna em distribuição
Doses da vacina da Moderna contra a covid-19 começaram a ser empacotadas neste domingo (20) nos Estados Unidos. A vacina foi autorizada para aplicação na população no sábado (19), pelo Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) americano. Cerca de 6 milhões de doses devem sair dos centros de distribuição da empresa até o início da segunda-feira (21).

Negacionista vacinado
Senador republicano pela Flórida, Marco Rubio não titubeou. Foi um dos primeiros congressistas a ser vacinado, já que os parlamentares americanos estão recebendo a vacina para que possam atuar em segurança no Congresso. Na recente campanha presidencial americana, Rubio participou de comícios sem respeitar regras de distanciamento, minimizou a gravidade da pandemia e não contradisse teorias conspiratórias.

Reino Unido bloqueado por vizinhos
Os governos da Holanda e Bélgica anunciaram que vão impedir a entrada de cidadãos britânicos em suas fronteiras, depois da descoberta de uma nova cepa de covid-19 que, supostamente, é 70% mais contagiosa que a inicial. Ambos os países fecharam suas fronteiras para trens e aviões vindos do Reino Unido. A Itália planeja uma proibição semelhante, o que deve ser seguido pela Espanha e pela França. Além do Reino Unido, a Alemanha estuda suspender os voos vindos da África do Sul – onde uma terceira mutação do vírus pode ter surgido.

Painel Coronavírus
Dados atualizados em 20/12/20 – 19h

Casos confirmados

  • 7.238.600 – acumulado
  • 25.445 – casos novos
  • 6.245.801 – casos recuperados
  • 806.035 – em acompanhamento
  • 3.444,5 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Óbitos confirmados

  • 186.764 – óbitos acumulados
  • 804 – casos novos
  • 88,9 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.