Oferta da dona da Malboro representa uma vitória para grupo de fundos de hedge liderados pela Elliott Management
A Philip Morris International (PMI) aumentou sua oferta pela Swedish Match em quase 10%, cedendo à pressão de fundos de hedge ativistas em um último esforço para concluir a aquisição da especialista em tabaco sem fumaça.
A PMI, mais conhecida por vender a Marlboro fora dos Estados Unidos, aumentou nesta quinta-feira (20) sua oferta de SKr106 para SKr116 por ação, avaliando o patrimônio da empresa-alvo em cerca de SKr176 bilhões (US$ 15,7 bilhões). O presidente-executivo da PMI, Jacek Olczak, enfatizou que era o “melhor e último preço” da empresa.
A oferta mais recente representa uma vitória para um grupo de fundos de hedge liderados pela Elliott Management que construiu participações na Swedish Match desde a oferta inicial – Elliott agora é o maior acionista da empresa, com 7,25%. O PMI precisa obter a aprovação dos acionistas da Swedish Match que detêm pelo menos 90% das ações até 4 de novembro para concluir a transação.
Separadamente, a PMI concordou na quarta-feira (19) em pagar ao grupo de tabaco Altria cerca de US$ 2,7 bilhões pelos direitos de comercialização nos EUA da IQOS, uma linha de cigarros eletrônicos, dando-lhe direitos globais completos sobre os produtos. “Caso a oferta falhe, estamos bem preparados para prosseguir de forma autônoma para desenvolver o IQOS e o restante de nosso portfólio antifumo nos EUA”, disse Olczak.
Resultados
A Philip Morris International reportou lucro líquido de US$ 2,087 bilhões no terceiro trimestre deste ano, queda de 14% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A receita caiu 1,1%, para US$ 8,03 bilhões.
O lucro por ação caiu para US$ 1,34, de US$ 1,55, e o lucro por ação ajustado recuou para US$ 1,53, de US$ 1,59, ante o consenso da FactSet de US$ 1,35. A previsão para receita era de US$ 7,27 bilhões. A Philip Morris destacou o impacto de pressões relacionadas à moeda, à cadeia de suprimentos e à inflação.
A margem de lucro operacional ajustada caiu de 43,9% para 41,5%, refletindo investimentos para expandir a Iluma (de tabaco aquecido) e o impacto das interrupções na cadeia de abastecimento, nomeadamente devido à guerra na Ucrânia, além da inflação global de custos, diz a empresa.