Quatro frigoróficos brasileiros tiveram o aval das autoridades sanitárias malaias
A Malásia habilitou mais quatro frigoríficos brasileiros para exportarem carne de frango halal ao país, informou o Ministério da Agricultura. O governo brasileiro foi comunicado do aval às plantas industriais pelo Departamento de Serviços Veterinários (DVS) e pelo Departamento de Desenvolvimento Islâmico (Jakim) da Malásia.
Segundo o governo brasileiro, o anúncio vem após uma auditoria e missão realizadas pelas autoridades sanitárias malaias a frigoríficos do Brasil entre outubro e novembro do ano passado. Com a nova leva de habilitações, a quantidade de frigoríficos brasileiros aptos a exportar para o mercado malaio passou de três para sete.
O ministério não detalhou as empresas autorizadas, mas informou que foram habilitadas plantas no Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. A Malásia é reconhecida por normas rigorosas de qualidade especialmente para produtos halal, aqueles que seguem os preceitos islâmicos.
Em 2023, o Brasil exportou mais de 13,6 mil toneladas de carne de frango halal para a Malásia, gerando receita de US$ 20 milhões, conforme dados da pasta. A previsão da pasta é que o volume de carne de frango brasileiro exportado ao país possa dobrar com as novas plantas habilitadas.