A gigante do comércio eletrônico espera que investimentos como o Thursday Night Football mantenham o serviço atraente
O lucro da Amazon quase dobrou no quarto trimestre de 2021, pois a gigante do comércio eletrônico conseguiu compensar os custos crescentes da administração d seu vasto negócio de comércio eletrônico e seu investimento na Rivian, uma empresa de carros elétricos. A plataforma também informou que irá aumentar o preço da assinatura de seu serviço de streaming, o Prime.
As vendas líquidas no trimestre de outubro a dezembro, que inclui a importante temporada de festas, aumentaram 9%, para US$ 137,4 bilhões. Isso não atingiu a média de US$ 137,6 bilhões que os analistas esperavam, segundo o Yahoo. O desempenho foi impulsionado pelas vendas no setor de serviços de publicidade e computação em nuvem da Amazon, que compensou os gastos moderados do consumidor no varejo.
Ainda assim, o lucro por ação quase dobrou para US$ 27,75 e superou as expectativas dos analistas de US$ 3,48. O diretor financeiro da Amazon, Brian Olsavsky, creditou o IPO da Rivian, na qual a Amazon havia investido, por aumentar o lucro líquido em US$ 11,8 bilhões. No nível operacional, que não inclui os rendimentos dos investimentos, o lucro operacional caiu quase pela metade, para US$ 3,5 bilhões.
Reverter despesas
A queda na receita operacional destaca o aumento dos custos de mão de obra e logística, despesas que a Amazon havia indicado no ano passado que afetariam seus negócios no final de 2021. Os gastos do consumidor fizeram pouco para compensar esses custos, com o negócio de varejo direto da Amazon crescendo 1% no quarto trimestre, em comparação com uma taxa de crescimento de 43% no ano anterior. As compras de fim de ano impulsionaram uma taxa de crescimento de 12% no mercado de vendedores terceirizados da empresa em 2021, em comparação com 54% na temporada de festas de 2020.
Uma maneira pela qual a Amazon abordará o crescente custo de mão de obra e logística é aumentando a associação ao Amazon Prime. As assinaturas mensais passarão de US$ 13 para US$ 15, enquanto as assinaturas anuais passarão de US$ 119 para US$ 139. As mudanças, as primeiras desde 2018, começarão em 18 de fevereiro para novos membros e após 25 de março para membros existentes.
O aumento dos custos não impediu a Amazon de investir em conteúdo Prime Video, que a empresa espera atrair mais assinantes. A empresa está lançando novas séries, como um próximo show do Senhor dos Anéis, e um acordo com a NFL para o Thursday Night Football para construir o serviço, que compete com Netflix, Hulu e Disney Plus. Esses gastos não levaram ao aumento dos preços de adesão, anunciou Olsavsky a analistas, mas destacam o investimento necessário para tornar o serviço atraente.
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