PATROCINADORES

Relação de russos com seleção vai de vergonha a orgulho após vitória sobre Arábia Saudita

Por Andrew Osborn

MOSCOU (Reuters) – Milhares de russos ouviram e se divertiram com uma música que ironizava seu próprio time de futebol, mas a vitória de 5 x 0 sobre a Arábia Saudita na partida de abertura da Copa do Mundo na quinta-feira subitamente os encheu de orgulho e esperança.

A seleção da Rússia, última do ranking da Fifa entre os países do Mundial, não ganhava uma única partida desde outubro e é há muito tempo era ridicularizada pelos russos.

Apenas nos últimos três dias, quase 8 milhões de pessoas assistiram a uma paródia musical no YouTube zombando do time como um fracasso constrangedor.

A margem de vitória contra os sauditas –os segundos piores do ranking no torneio– e a habilidade que alguns jogadores mostraram no campo, entretanto, provocaram uma onda de orgulho nacional e o início do que parece ser uma mudança de opinião sobre a seleção russa.

Ekaterina Andreeva, apresentadora do principal jornal televisivo russo, disse aos telespectadores como era bom anunciar que a Rússia havia ganhado de 5 x 0, enquanto o popular tabloide pró-Kremlin Komsomolskaya Pravda atacou os críticos da seleção.

“A todos que não acreditaram no nosso time, tomem isso –5 x 0”, escreveu o jornal em sua primeira página nesta sexta-feira.

Gritos de felicidade de torcedores russos não eram ouvidos na arquibancada desde 2012, quando a Rússia derrotou o time tcheco, informou.

“Essa vitória foi importante e essencial para nós acreditarmos na nossa força novamente”, disse o jornal.

(Reportagem de Andrew Osborn; Reportagem adicional de Polina Nikolskaya em Moscou e Mark Trevelyan em Ecaterimburgo)

tagreuters.com2018binary_LYNXMPEE5E0WX-VIEWIMAGE

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − um =

Pergunte para a

Mônica.