Document
PATROCINADORES

PT tem reunião neste domingo para discutir coligações e indicação a vice de Lula

SÃO PAULO (Reuters) – O Partidos dos Trabalhadores (PT) se reúne no fim da tarde deste domingo para deliberar sobre coligações eleitorais e a indicação de um vice para a chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lançado pela sigla como candidato à Presidência mesmo enquanto preso em Curitiba, no Paraná.

O encontro da Comissão Executiva Nacional do PT, no centro de São Paulo, acontecerá em meio a dúvidas jurídicas sobre o prazo para definição da chapa. O partido havia decidido ainda no sábado não indicar de imediato um vice para Lula, mas há um entendimento de que a oficialização de um nome depois de segunda-feira poderia gerar riscos de impugnação da candidatura.

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, chegou a oferecer a vaga a Ciro Gomes, candidato presidencial do PDT, que qualificou a oferta como uma “aberração”. Na sexta-feira, o nome da candidata do PCdoB à Presidência, Manuela D’Ávila, também chegou a ser apontado para o cargo, segundo disse uma fonte à Reuters.

Mas as conversas dentro do PT e com aliados continuaram ao longo do final de semana, sob orientação de Lula, que queria que a definição acontecesse mais perto do prazo para registro da candidatura, em 15 de agosto.

Havia dúvidas, no entanto, sobre a viabilidade dessa opção, e o PT acabou por convocar a reunião de sua Executiva para este domingo a partir das 17 horas em meio ao anúncio das escolhas de vice por seus adversários no pleito de outubro.

Em Minas Gerais, o PT aprovou em convenção estadual a candidatura da ex-presidente Dilma Rousseff ao cargo de senadora por Minas Gerais.

(Por Luciano Costa)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.