Document
PATROCINADORES

Piñera enviará reforma da Previdência ao Congresso chileno no 1º semestre, diz ministro a jornal

SANTIAGO (Reuters) – O conservador Sebastián Piñera, presidente eleito do Chile, vai apresentar durante o primeiro semestre uma proposta de reforma da Previdência ao Congresso, disse um de seus futuros ministros em uma entrevista publicada neste sábado.

    Nicolás Monckeberg, escolhido por Piñera para o Ministério do Trabalho e da Previdência Social, afirmou que são necessárias mudanças “com urgência” na Previdência do país, devido ao fato de que a população envelhece “a passos acelerados”.

    “É uma obrigação e um dever moral apresentar uma reforma da Previdência”, afirmou Monckeberg ao jornal local La Tercera. “Esperamos fazer isso já no primeiro semestre do ano.

    Piñera, que assume o cargo em 11 de março, comprometeu-se na campanha em fortalecer o sistema previdenciário com um aporte adicional de 700 milhões de dólares pelo Estado, um aumento na contribuição do funcionário empregado e incentivos para adiar a aposentadoria.

    Monckeberg adiantou que o projeto resgatará alguns pontos do plano apresentado pela atual presidente, a socialista Michelle Bachelet, como aumentar a competitividade entre os criticados administradores de planos de previdência privada.

    (Reportagem de Felipe Iturrieta)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.