Document
PATROCINADORES

ONU diz que sírios desabrigados saíram de região perto da fronteira com a Jordânia

AMÃ (Reuters) – Milhares de sírios que fugiram de uma ofensiva do Exército no sudoeste para se abrigarem perto de uma passagem de fronteira com a Jordânia voltaram à Síria.

Eles haviam se reunido em uma região perto da passagem de Nassib-Jaber, Anders Pedersen, coordenador humanitário da Organização das Nações Unidas (ONU) na Jordânia afirmou neste no domingo que apenas 150 a 200 pessoas permanecem no local.

Tanto Israel quanto a Jordânia disseram que não deixariam refugiados entrar. Eles reforçaram suas fronteiras e distribuíram um pouco de ajuda dentro da Síria.

Não estava claro para onde no sul da Síria os desabrigados estavam se encaminhando, mas o movimento aconteceu depois que o Exército recapturou a passagem e os rebeldes concordaram com um acordo de cessar-fogo em negociações com a Rússia. Testemunhas disseram que eles deixaram a fronteira por diferentes partes da província de Deraa.

A ONU diz que a ofensiva russa contra insurgentes desalojou mais de 320 mil pessoas nas últimas duas semanas, o maior êxodo da guerra de sete anos.

Cerca de 60 mil pessoas buscaram abrigo perto da fronteira com a Jordânia e outros milhares na fronteira com as colinas de Golã ocupadas por Israel. 

(Reportagem de Suleiman al-Khalidi)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.