PATROCINADORES

Irã diz que apoio europeu para acordo nuclear não é suficiente

TEERÃ (Reuters) – A União Europeia não está fazendo o suficiente para preservar os benefícios para o Irã do pacto nuclear internacional de 2015 após a retirada dos Estados unidos, disse o Ministro das Relações Exteriores do Irã ao chefe de energia da UE neste domingo.

“Com a retirada da América, as expectativas públicas (do Irã) sobre a União Europeia aumentaram para manter os ganhos do acordo, e no contexto atual, o apoio político europeu não é o suficiente”, disse Mohammad Javad Zarif a Miguel Arias Canete em Teerã, segundo reportagem da agência de notícias estatal do Irã, IRNA.

Desde que o presidente Donald Trump anunciou em 8 de maio que retiraria os Estados Unidos do acordo, os líderes da UE prometeram tentar manter o comércio e investimentos em petróleo do Irã, mas reconheceram que não seria fácil.

“Temos que preservar este acordo para que não tenhamos que negociar um novo”, disse Arias Canete a jornalistas do Ocidente após dois dias de reuniões com autoridades iranianas em Teerã.

“Nossa mensagem é muito clara. Este é um acordo nuclear que funciona.”

Segundo o acordo, Teerã concorda em frear seu trabalho nuclear em troca do levantamento da maioria das sanções ocidentais.

Com a ameaça de novas sanções norte-americanas, algumas empresas estrangeiras já começaram a sinalizar suas intenções de sair do Irã.

“O anúncio de uma possível retirada de grandes empresas europeias de sua cooperação com o Irã não é consistente com o compromisso da União Europeia de implementar (o acordo nuclear)”, disse Zarif segundo citações.

(Por Parisa Hafezi)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =

Pergunte para a

Mônica.