PATROCINADORES

Assessor de Khamenei diz que influência regional do Irã é “inevitável”, segundo agência

ANCARA (Reuters) – O principal assessor do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta quinta-feira que a liderança do país não tem nenhuma intenção de reduzir sua influência no Oriente Médio, apesar da pressão dos Estados Unidos para fazê-lo, relatou a agência de notícias Fars.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que vê o Irã como uma crescente ameaça à estabilidade regional no Oriente Médio, se comprometeu a trabalhar com Estados árabes do Golfo e com Israel para reduzir o que diz serem tentativas de Teerã expandir sua influência na região.

“A influência do Irã na região é inevitável e, para permanecer um agente-chave na região, essa influência irá continuar”, disse o assessor, Ali Akbar Velayati, segundo a agência de notícias Fars.

O Irã apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, na guerra civil do seu país, milícias xiitas no Iraque, rebeldes houthi no Iêmen e o grupo Hezbollah no Líbano.

“O Irã não tem nenhuma intenção de abandonar as nações oprimidas na região… Nossa presença na Síria, Iraque, Palestina e Líbano é coordenada com os governos desses países”, disse Velayati.

(Reportagem de Parisa Hafezi)

tagreuters.com2018binary_LYNXMPEE102N5-VIEWIMAGE

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =

Pergunte para a

Mônica.