Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Produção média de petróleo no Brasil em 2017 cresce 4% ante 2016, diz ANP

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A produção média de petróleo do Brasil em 2017 cresceu 4 por cento ante o ano anterior, para 2,622 milhões de barris por dia (bpd), devido ao importante avanço das áreas do pré-sal nas bacias de Campos e Santos, informou nesta quarta-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção média de gás natural, no ano passado, por sua vez, cresceu 6 por cento ante 2016, para 110 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia).

Em dezembro, a produção de petróleo no Brasil cresceu 0,7 por cento em comparação ao mês anterior, para 2,612 milhões de bpd, após cair dois meses seguidos. Em relação a dezembro de 2016, a produção caiu 4,3 por cento.

Já a produção de gás natural em dezembro se manteve praticamente estável ante o mês anterior, em 113 milhões de m³/dia. Em contrapartida, houve uma alta de 1,4 por cento em relação a dezembro de 2016.

A produção de petróleo e gás somadas no pré-sal brasileiro em dezembro atingiu, pela primeira vez, mais da metade da produção nacional, com 50,7 por cento da produção total do país, de 3,325 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

A importante província, uma das maiores descobertas do mundo na última década, produziu em dezembro 1,356 milhão bpd de petróleo e 52 milhões de m³/dia de gás natural, totalizando 1,685 milhão de boe/d, alta de 2 por cento em relação ao mês anterior.

Segundo a ANP, a produção média de petróleo da Petrobras, como concessionária, em dezembro foi de aproximadamente de 2,004 milhões de bpd.

Já a Shell, segunda maior produtora do Brasil e principal parceira da Petrobras, produziu em dezembro 326,12 mil bpd.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.