Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

IGP-M tem alta de 0,82% na 2ª prévia de janeiro com maior pressão no varejo, diz FGV

SÃO PAULO (Reuters) – O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,82 por cento na segunda prévia de janeiro, sobre 0,88 por cento no mesmo período do mês anterior, com desaceleração da alta no atacado mas maior pressão no varejo.

Os dados informados nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60 por cento do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, avançou 1,07 por cento na segunda leitura do mês, depois de subir 1,20 por cento no período anterior.

No IPA, os preços dos Produtos Agropecuários passaram a subir 0,52 por cento no período contra 0,69 por antes, enquanto os Industriais desaceleraram a alta a 1,25 por cento na segunda prévia de janeiro, de 1,37 por cento no mês anterior.

A pressão ao consumidor ficou maior já que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30 por cento no índice geral, acelerou a alta a 0,43 por cento no período, sobre 0,31 por cento na segunda leitura de dezembro.

O destaque para esse resultado partiu da alta de 0,84 por cento do grupo Alimentação, depois de ter registrado variação negativa de 0,01 por cento na segunda leitura de dezembro.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,19 por cento na segunda prévia de janeiro, contra 0,27 por cento no mesmo período de dezembro.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

A segunda prévia do IGP-M calculou as variações de preços no período entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.

(Por Camila Moreira)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.