PATROCINADORES

Governo bloqueia R$16,2 bi do Orçamento de 2018 com Eletrobras e remanejamento de gastos

BRASÍLIA (Reuters) – O governo bloqueou 16,2 bilhões de reais em despesas do Orçamento de 2018, sendo 8 bilhões de reais por cautela com receitas previstas via privatização da Eletrobras e outros 8,2 bilhões de reais com remanejamento de gastos, que precisão aval do Congresso ainda, afirmou o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, nesta sexta-feira.

Segundo o ministro, a incorporação de menores gastos com abono e seguro desemprego e maiores receitas com royalties do petróleo por conta do aumento do preço da commodity fizeram o governo calcular uma folga de 4 bilhões de reais em relação à meta de déficit primário, de 159 bilhões de reais, neste ano.

O governo espera 12,2 bilhões de reais com a privatização da Eletrobras, receita mantida no Orçamento agora mas, em função da cautela com a operação, decidiu criar uma “reserva de contingenciamento” de 8 bilhões de reais, cifra que é a diferença dos 4 bilhões de reais com a margem positiva do resultado primário e a receita esperada com a venda da estatal.

Os outros 8,2 bilhões de reais do bloqueio serão objeto de um projeto de lei que o governo enviará ao Congresso para remanejar recursos de algumas áreas para outras.

(Por Marcela Ayres)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + nove =

Pergunte para a

Mônica.