Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Nenhum comentário

Erdogan perde que turcos comprem liras para “batalha nacional”

Erdogan perde que turcos comprem liras para “batalha nacional”

ISTAMBUL (Reuters) – O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse na sexta-feira aos turcos para trocar ouro e divisas pela lira, classificando a crise cambial da Turquia como uma “batalha nacional” contra os inimigos econômicos.

“O dólar não pode bloquear nosso caminho. Não se preocupem”, disse Erdogan a uma multidão na cidade de Bayburt, no Nordeste do país. “No entanto, eu digo mais uma vez a partir daqui. Se há alguém que tenha dólares ou ouro debaixo de seus travesseiros, deve trocá-los por liras em nossos bancos. Esta é uma batalha doméstica nacional”, disse ele.

“Esta será a resposta do meu povo a aqueles que travaram uma guerra econômica contra nós.”

Nesta sexta-feira, a lira despencava mais de 10 por cento ante o dólar, com preocupações com a influência de Erdogan sobre a política monetária e o agravamento das relações com os norte-americanas se transformando em pânico no mercado, também atingindo as ações de bancos europeus.

A Turquia enfrenta volatilidade financeira artificial, disse Erdogan, e as pessoas não devem prestar muita atenção aos preços do câmbio e devem se concentrar no “quadro geral”.

Ele também disse que aumentar a produção, as exportações e o emprego foi a melhor resposta aos desafios do país.

tagreuters.com2018binary_LYNXMPEE790VF-VIEWIMAGE

Envie seu comentário