(Reuters) – O atacante Douglas Costa, que se destacou ao entrar durante a vitória por 2 x 0 do Brasil sobre a Costa Rica no Grupo E da Copa do Mundo na sexta-feira, desfalcará a equipe no duelo decisivo contra a Sérvia, marcado para a quarta-feira, por causa de uma lesão muscular na coxa direita, disse neste sábado o médico da seleção, Rodrigo Lasmar.
O jogador da Juventus se queixou de dores na coxa direita após a vitória sobre os costarriquenhos e exames de imagem mostraram uma “pequena lesão muscular” na região. Com isso, disse Lasmar, ele permanecerá na base da seleção brasileira em Sochi e não viajará para Moscou para o duelo com os sérvios.
“Ontem no final do jogo, o Douglas Costa se queixou de dor na região posterior da coxa direita. Só lembrando a vocês que o atleta se apresentou lesionado, mas foi na coxa esquerda, ou seja, diferente da queixa neste momento. Foi diagnosticado com uma pequena lesão muscular neste local, diagnóstico hoje confirmado por exames de imagem, por uma ressonância magnética”, disse o médico em entrevista coletiva em Sochi.
“Assim sendo, o jogador não viajará conosco, ficará aqui em Sochi onde nós temos uma infraestrutura adequada para que ele possa se recuperar o quanto antes.”
Lasmar disse que o lateral-direito Danilo, que já desfalcou o Brasil contra a Costa Rica por causa de uma lesão muscular no quadril, também não viajará com a equipe e está fora da última partida da fase de grupos. Danilo foi substituído por Fagner no jogo contra a Costa Rica.
“Ele (Douglas Costa) vai continuar o processo de recuperação aqui (em Sochi), juntamente com o Danilo, que também não viaja e faz o trabalho de fisioterapia visando uma recuperação o mais rápido possível”, disse Lasmar.
O médico disse que a lesão de Douglas Costa é parecida com a de Danilo, mas o atacante preocupa mais a equipe médica da seleção por ter um problema em um músculo mais importante do que no caso do lateral.
Ainda assim, Lasmar se disse “otimista” com a possibilidade de o jogador da Juventus voltar a ser utilizado pelo técnico Tite no Mundial.
O médico da seleção também reiterou que a situação física do atacante Neymar não preocupa o departamento médico, acrescentando que o jogador, principal estrela do time, não apresentou qualquer queixa no pé direito operado após o duelo contra a Costa Rica.
Antes do jogo contra os costarriquenhos, Neymar chegou a deixar um treinamento da equipe mancando, o que gerou preocupações com sua condição.
“Não nos preocupamos com o problema que ele teve e pelo qual foi submetido a cirurgia”, garantiu Lasmar.
O Brasil precisa de um empate contra a Sérvia para garantir vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo.
(Por Eduardo Simões, em São Paulo)