Document
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Barômetros globais sobem em janeiro

Após caírem na maior parte do segundo semestre de 2021, os Barômetros Econômicos Globais sobem pelo segundo mês seguido.

  • Coincidente: subiu 0,4 pontos em dezembro, para 108,1 pontos;
  • Antecedente: avançou 3,6 pontos, para 100,9 pontos, o maior nível desde setembro de 2021.
  • O resultado positivo foi determinado principalmente pela melhora do ambiente econômico na região da Ásia/Pacífico e África.
  • A Europa, na contramão, contribuiu com 1 ponto negativo para o resultado agregado. Apesar do recuo, a região ainda sustenta o maior nível, com o indicador na faixa dos 112 pontos.

O pesquisador do IBRE-FGV Paulo Picchetti informou que os efeitos da nova onda da pandemia e a perspectiva de políticas monetárias mais restritivas sobre as expectativas acerca do nível de atividade econômica parecem já ter sido incorporados nos últimos meses de 2021. Nesse início de 2022, os barômetros globais sinalizam uma trajetória de adaptação ao novo cenário, revertendo a tendência de queda observada nos últimos meses do ano anterior.

Os Barômetros Econômicos Globais se dividem em dois indicadores: um coincidente, que mede a atividade econômica atual, e outro antecedente, que tenta indentificar os sinais cíclicos futuros. Sua divulgação é mensal e abrange 50 países.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.