Document
PATROCINADORES

Nº 287: UTIs desafogadas; delta global; CPI volta ao kit

Internações diminuem

Uma pesquisa do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo (SindHosp) com 60 hospitais privados do estado revela que 98% registraram diminuição nos índices de internação de pacientes com covid-19 nos últimos dez dias. Entre os consultados, 64% apontam queda na ocupação de leitos — atualmente entre 41% e 50% —, enquanto 17% registram redução de internações superior a 71%. A pesquisa foi realizada entre 13 e 21 de setembro. Os 60 hospitais privados participantes somam, juntos, 2.454 leitos de UTI e 4.157 leitos clínicos.

O que MONEY REPORT publicou hoje:

SP antecipa segunda dose da Pfizer

O governo de São Paulo decidiu antecipar em quatro semanas a aplicação da segunda dose da Pfizer. Com isso, em vez do intervalo passou para oito semanas. A medida entra em vigor na sexta-feira (24) e vale aos 645 municípios paulistas. Segundo o governo, a medida deve adiantar a conclusão do ciclo vacinal de cerca de 6,9 milhões de pessoas.

O que o Batista Júnior disse à CPI

Batista Júnior: “Foram enviadas as medicações conforme a prescrição médica”

Na sessão desta quarta-feira (14), a comissão ouviu o diretor-executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior. A oitiva voltou às origens, com o kit covid, algo que havia saído do radar dos senadores enquanto apuravam as denúncias de contratos fraudulentos entre o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos. Durante seu depoimento, Batista Júnior defendeu a empresa das acusações sofre a falta de EPIs aos profissionais de saúde e a promoção da propagação do vírus em ambiente hospitalar, já que a maioria de seus clientes são idosos. Ele afirmou que os médicos da rede prescreveram os medicamentos como cloroquina contra covid-19 por “convicção” clínica e com o consentimento dos pacientes, ando qualquer ocultação das mortes em decorrência dessas prescrições, contradizendo as denúncias de mudança nos prontuários. Ele estava munido de um habeas corpus (HC) preventivo concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e só se recusou a responder sobre os prontuários.

  • Crescimento: a empresa cresceu significativamente na pandemia. Em 2020, o faturamento líquido alcançou R$ 4,3 bilhões, contra R$ 3,6 bilhões em 2019. No fim de 2020, a operadora tinha 505.192 clientes. Hoje, são 540.623, conforme os dados de junho da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);
  • Status: o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que o depoente entrou para o rol de investigados pela comissão. Ele foi chamado a depor condição de testemunha;
  • Compartilhamento: Calheiros afirmou que enviará à Procuradoria de Justiça do Estado de São Paulo as informações apuradas pela comissão sobre a atuação da Prevent Senior;
  • Autorização: Batista disse que não obteve autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para a realização dos estudos para tratamento precoce. Segundo o depoente, não houve “testagem em massa” do medicamento. “Estudo clínico tem de ser autorizado pela Conep [Comissão Nacional de Ética em Pesquisa]”, rebateu o presidente da Mesa, Omar Aziz (PSD-AM). Em abril de 2020, o estudo foi suspenso justamente por não ter o aval da Conep.

___________________________________________________________

Informe Publicitário

__________________________________________________________

40% completam esquema vacinal

Os brasileiros que completaram o esquema vacinal passam de 82 milhões, isso corresponde a 38,5% da população. Já aqueles que receberam apenas a primeira dose são mais de 142,6 milhões, ou 66,8% da população. Os dados consolidados são da Universidade Johns Hopkins publicados na terça-feira (21) e batem com os do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Biden e nova doação de doses

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (22) a compra de mais 500 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech para serem doadas a países em desenvolvimento e pobres. Biden afirmou que esses imunizantes agora comprados devem ser embarcados a seus destinos “por volta dessa época do ano” em 2022.

Variante dominante

A delta hoje é a variante dominante no mundo, afirmou a chefe da equipe técnica da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove. A entidade rebaixou os status de atenção para três variantes (eta, iota e kapa) em reflexo ao modo como a delta está “vencendo e substituindo” as demais. “Menos de 1% das sequências que estão disponíveis agora são alfa, beta e gama”, disse Kerkhove.

Prevenção ao suicídio

CoronaVac pelo Brasil

Painel Coronavírus

Vacinados

• 3,50 bilhões no mundo (45,01% da população)
• 6,01 bilhões no mundo (77,57% da população — cumulativo)
• 142, 62 milhões no Brasil (66,86% da população)

Segunda dose *

• 2,51 bilhões no mundo (32,4% da população)
• 82,27 milhões de brasileiros (38,57% da população)
* dados aproximados

Casos confirmados no Brasil
• 21.283.567 – acumulado
• 36.473 – novos infectados
• 20.295.538 – recuperados
• 395.713 – em acompanhamento
• 10.127,9 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil
• 592.316 – óbitos acumulados
• 876 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 281,9 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados atualizados em 21/09/2021, às 19h30

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade John Hopkins (EUA) e Fiocruz

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.