PATROCINADORES

Nº 84: 1.910 mortes; chanceler na Terra Prometida; prefeitos unidos

Um novo recorde triste

Nesta quarta-feira (3), o Brasil bateu um novo e mórbido recorde. Morreram por covid-19 1.910 pessoas. Na terça-feira (2), até então marca histórica, eram 1.726 mortes, uma alta de 10,6% em 24h.

Novas vacinas no horizonte

O governo federal decidiu comprar as vacinas dos laboratórios Pfizer e Janssen-Cilag (braço farmacêutico da Johnson & Johnson), após a aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto do Senado que facilita a aquisição de imunizantes pela União, estados, municípios e iniciativa privada. Os contratos estão em fase de elaboração e devem ser assinados até o início da próxima semana. A Pfizer não confirmou a nova rodada de negociações.

Lockdown, aglomerações, invasões

Equipes transferem pacientes para o Hospital Regional de Santarém (PA), em 2021

A Sociedade Brasileira de Infectologia do Distrito Federal (SBI-DF) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília criticaram o posicionamento do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), que é contrário ao decreto de lockdown do governador Ibaneis Rocha (MDB). Válido até 15 de março, foi adotado após a saúde colapsar devido ao aumento das infecções. “A situação é crítica e, como tal, exige intervenção imediata para diminuir o risco de perda de vidas pela falta de atenção adequada aos casos mais graves da covid-19”, afirmou em nota a UnB. Já o CRM-DF vai em direção contrária: “Tal medida já se mostrou ineficaz, condenada até mesmo pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS). nas palavras do médico David Nabarro: ‘O lockdown não salva vidas e faz os pobres mais pobres'”. A citação é de outubro de 2020 e teria sido retirada de contexto. Em Caldas Novas, em Goiás, comerciantes não aceitaram o decreto do prefeito em exercício, Silio Junqueira (PRTB), e invadiram a prefeitura nesta quarta-feira (3). É mais do mesmo. Em junho de 2020, quando a pandemia dava sinais de algum controle, Blumenau, em Santa Catarina, viu as infecções crescerem 974% (81 casos para 951) em dois meses, após a reabertura irrestrita de shoppings.

Covaxin é 81% eficaz

O Conselho Indiano de Pesquisa Médica apontou que a Covaxin, da farmacêutica Bharat Biotech, tem eficácia de 80,6% em casos sintomáticos da doença após a segunda dose. O resultado é preliminar e não leva em consideração a eficácia global do imunizante. O estudo envolveu 25,8 mil voluntários, sendo 2.433 com mais de 60 anos e 4.500 portadores de comorbidades.

Ernesto em Tel Aviv

O presidente Jair Bolsonaro deu ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a missão de chefiar uma comitiva para averiguar o potencial do spray nasal EXO-CD24, testado em Tel Aviv. Faltam dados para comprovar a eficácia contra a covid-19.

União das prefeituras

O consórcio dos municípios para a compra de vacinas já reuniu 649 prefeituras, segundo a lista divulgada nesta quarta-feira (3) pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP). A intenção é que as prefeituras possam comprar os imunizantes, caso o Ministério da Saúde não seja capaz de suprir toda a demanda. Formas de financiamento estão sendo avaliadas (recursos do governo federal, financiamento internacional e doações de investidores privados).

Fundo para a África

O Banco Mundial planeja criar um financiamento emergencial para ajudar cerca de 30 países africanos a terem acesso às vacinas. Apenas alguns governos locais iniciaram as campanhas e a maioria depende do consórcio Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que entregou suas primeiras doses na semana anterior à Gana. O Banco Mundial afirmou que os projetos visarão a República Democrática do Congo, Etiópia, Níger, Moçambique, Tunísia, Suazilândia, Ruanda e Senegal.

Vesta, tecnologia 100% nacional

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram uma máscara facial que seria capaz de barrar e inativar o coronavírus. O equipamento possui um nanofilme de quitosana, substância derivada da casca do camarão. A pesquisadora Angélica Kathariny de Oliveira Alves afirmou que o protetor facial é capaz de barrar o vírus, já que retem até 95% das partículas sólidas, líquidas, oleosas e aerossóis. A máscara é de fabricação 100% nacional de foi batizada de Vesta. O produto está em fase de ensaios clínicos no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília.

A lista das escolas

Para denunciar as contaminações em escolas particulares da cidade de São Paulo, o sindicato dos professores (SinproSP) criou um formulário anônimo em seu site. No final desta quarta-feira (3), 136 escolas faziam parte da lista, incluindo os tradicionais colégios Dante Alighieri, Oswald de Andrade, Augusto Laranja, Escola da Vila, Arquidiocesano, Chapel School, Pentágono (unidades Morumbi e Perdizes) e três escolas da Polícia Militar (Centro, Penha e Itaquera). Ao meio-dia, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a regressão de todo o estado à fase vermelha a partir deste sábado (6), mas não incluiu as escolas, principalmente as de ensino infantil.

O que mais MONEY REPORT publicou hoje

Painel Coronavírus

Dados atualizados em 03/03/21 – 20h20

Vacinados

  • 268,5 milhões no mundo * (3,58% da população)
  • 8,84 milhões no Brasil * (4,18% da população)
    * Considerando as duas doses, quando for o caso

Leitos de UTI

  • 80% de ocupação total em 18 estados brasileiros *
    * Não há uma contagem sistemática e centralizada dos leitos de UTI disponíveis nas redes pública e privada do país. O levantamento de MR é baseado nas informações veiculadas na imprensa

Casos confirmados
• 10.718.630 – acumulado
• 71.704 – casos novos
• 9.591.590 – casos recuperados
• 867.769 – em acompanhamento
• 5.100,5 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Óbitos confirmados
• 259.271 – óbitos acumulados
• 1.910 – óbitos novos
• 2,4% – Letalidade
• 123,4 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa e Universidade Johns Hopkins (EUA) / Fiocruz

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 13 =

Pergunte para a

Mônica.